Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vale a pena comprar um Xbox Series S?

Custo-benefício resume as vantagens do console de entrada da nova geração

17 ago 2021 - 13h11
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Console compacto da Microsoft possui bom custo-benefício
Console compacto da Microsoft possui bom custo-benefício
Foto: Microsoft

A nova geração de consoles Xbox foi lançada cerca de nove meses atrás e à época, o grande destaque estava todo no peso-pesado Series X, mas a comunidade comemorou as possibilidades que o Xbox Series S traria ao público em termos de acessibilidade, uma vez que era um console de nova geração, mas com um preço da geração antiga.

Esse preço mais em conta vem ao custo de alguns recursos que podem fazer muita diferença. Então é importante avaliar bem antes de decidir adquirir seu novo videogame. Preparamos um guia para ajudar você a decidir se o Xbox Series S vale a compra. Confira:

Preço

Series S possui formato compacto
Series S possui formato compacto
Foto: Microsoft

Para início de conversa, devemos olhar o preço atual do console durante a produção deste artigo. O Xbox Series S foi lançado em novembro de 2020 com um preço de R$ 2.800, hoje é possível encontrar o console até mesmo por R$ 2.500. Se em novembro do ano passado o preço já era competitivo com a geração passada, em 2021 isso se fortaleceu.

O tamanho compacto do console quando comparado com seu irmão mais forte, o Xbox Series X, além da ausência de leitor de disco são dois dos motivos que justificam o preço mais baixo do Series S. Além disso, ainda que com tecnologia e sistemas iguais, o irmão mais humilde da Microsoft possui hardware inferior ao Series X:

  • O processador dos dois é o mesmo: AMD Zen 2 personalizado de oito núcleos, mas no Series S o clock máximo é de 3,6 GHz.
  • A placa de vídeo, ou GPU, também é similar, mas um pouco mais fraca: RDNA 2, da AMD com rendimento de 4 TFLOPS.
  • A memória é onde as maiores diferenças acontecem: o Series X possui uma GDDR6 de 16 GB, já o Series S possui 10 GB onde 8GB são dedicadas aos jogos e 2 GB para os sistemas do console.
  • O armazenamento do Series S é de 512 GB, contra 1 TB do irmão

Experiência de nova geração

Foto: AdNews

Um dos questionamentos mais comuns em relação ao Series S é se ele proporciona a experiência da nova geração de consoles. Graficamente, ainda que sem o famigerado 4K, o console entrega uma performance muito boa em jogos que é possível rodar a 120 FPS, desde que o usuário possua um monitor ou televisão com taxa de atualização de 120hz. Neste sentido, é necessário pontuar também que a ausência de 4K casa com a proposta do console.

Mas Como assim? Bem, pense comigo, você possui os 5 mil reais para adquirir o Xbox Series X e o principal motivo que o faz escolher este e não o seu irmão mais humilde é o fato do primeiro possuir 4K. Porém, você tem apenas os 5 mil do console e não possui uma TV com suporte para 4K, o seu investimento não seria apenas do preço do console. Então neste sentido, o custo-benefício do Series S entra em vigor, uma vez que o nível de investimento é menor e o resultado é extremamente adequado.

Mas o fator que realmente nos faz enxergar que estamos em uma nova geração quando utilizando o Series S é o bom uso do SSD do console. A interface é extremamente veloz e os jogos que receberam otimizações para a nova geração te entregam uma experiência muito mais proveitosa, uma vez que elimina as telas de carregamento tediosas e grandes. A diferença de jogar o FIFA 21 e Gears 5, por exemplo, nesta nova geração é algo extremamente surpreendente.

Game Pass

Jogos que foram anunciados para o Game Pass durante a E3
Jogos que foram anunciados para o Game Pass durante a E3
Foto: Xbox

Assim como o Google possui o Chromecast e a Amazon possui o Fire Stick, enxergar o Xbox Series S como uma plataforma para o Game Pass também transforma o potencial do console. Como dono de um Series S desde o mês de fevereiro, ainda não senti a necessidade de adquirir jogos fora do serviço de assinatura da Microsoft e o backlog ainda se mantém grande e segue crescendo, uma vez que os jogos não param de chegar, como por exemplo Hades, que entrou no catálogo no mês de agosto e é um dos títulos recentes mais elogiados pela comunidade.

Além disso, durante a E3 2021, parte do sucesso da conferência da Microsoft + Bethesda foi o fato de que as empresas anunciaram diversos lançamentos que chegarão em seu primeiro dia no Game Pass, com direito a títulos AAA, como por exemplo o grande projeto da Bethesda, Starfield. Mesmo sem considerar os títulos que ainda irão chegar, o catálogo está repleto de títulos de peso como todos os jogos das franquias Gears of Wars, Halo e Forza. Além de vários sucessos como a franquia Yakuza, FIFA 21, Ori, Hollow Knight, entre tantos outros. O Game Pass é o complemento da ausência de um leitor digital.

Considerações

No final das contas, tudo culminará no grau de investimento que o usuário pretende ter. O Series S possui sim alguns pontos que podem gerar estresses, como por exemplo o fato do usuário ficar refém de promoções na loja da Microsoft, uma vez que o console não possui leitor de disco. Além disso, a experiência gráfica pode ser parte inerente de alguns games no futuro e o 4K pode sim ser uma ausência notável.

Contudo, o custo-benefício do Xbox Series S, além do fator de que o console te entrega uma experiência de nova geração fazem com que o console valha a compra. Somando a isso o fato de que o console é um dos únicos que se encontra para pronta entrega no mercado, o Series S é uma boa pedida para um bolso mais apertado. Assim como dispositivos possuem uma classificação de "celulares de entrada", o Xbox Series S pode ser considerado o console de entrada para a nova geração.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade