Após 1460 dias de banimento, Zenon volta ao Fortnite
Estudante completou 13 anos neste domingo e está de volta ao cenário competitivo do battle royale
Um dos casos mais conhecidos dos esports no Brasil ganhou um novo capítulo. O estudante Vitor Hugo Aquino da Fonseca, conhecido como Zenon em Fortnite, completou 13 anos neste domingo, 29 de outubro, e colocou fim a um banimento de 1460 dias.
Zenon é visto como uma das maiores promessas do cenário competitivo de Fortnite. Porém, aos 9 anos de idade, ele tomou conhecimento de seu banimento durante uma live em que jogava ao lado do pai. Um banimento que duraria longos 1460 dias. O motivo: "não ter a idade suficiente para desempenhar tal função".
Manoooo eu tomei ban de 1500 dias até de arena! Sem palavras pic.twitter.com/75V2bwiLmM
— Zenon (@Of_Zenon) May 5, 2020
Durante o período, o jovem foi proibido de disputar qualquer competição oficial até que completasse 13 anos. Porém, durante os anos seguintes ele não desistiu e continuou progredindo: "Senti muito tédio, triste, perdi a vontade de jogar no começo. De certa forma, injustiçado, por achar que a idade não importa em jogos online. mas agora estou totalmente animado para voltar com tudo e dar a volta por cima", comentou.
Na época do banimento, o caso ganhou proporções internacionais e fez com que nomes importantes dos esportes eletrônicos, como Fer, KNG Vito, Raki e Ninja pedissem o desbanimento de Vitor Hugo nas redes sociais com a #FreeZenon.
Unless Arenas start offering money for placements there is no reason for #FreeZenon to be banned from them until he turns 13. That being said the age requirement to compete in Fortnite is 13 and he is 9. He shouldn’t be banned from any other aspect of Fortnite 100% @FortniteGame
— Ninja (@Ninja) May 5, 2020
"A menos que as Arenas comecem a oferecer dinheiro como premiação, não há razão para #FreeZenon ser banido delas até completar 13 anos. Dito isso, o requisito de idade para competir em Fortnite é de 13 anos e ele tem 9. Ele não deveria ser 100% banido de nenhum outro aspecto de Fortnite" publicou Ninja em seu X (ex-Twitter) na época do caso.
"Foi bem difícil ver ele perdendo a vontade de jogar durante esse tempo. Fiquei de coração partido por ver que uma promessa foi barrada de fazer aquilo que amava. Mas agora é bola pra frente. E ajudar ele a se tornar um ótimo profissional enquanto também segue nos estudos", disse Rodrigo Vitor da Fonseca, pai de Zenon.
Mesmo longe das competições profissionais, Zenon continuou criando conteúdo e dando treinamentos. Ao todo. ele soma mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais e tem mais de 62 milhões de visualizações em seu canal.
Gratuito para jogar, Fortnite está disponível para PC, consoles e dispositivos Android.