Big Earth: game brasileiro traz mensagem ecológica
Cenários do jogo foram feitos com milhares de fotos de reservas ambientais
Em um futuro pós-apocalíptico em que os recursos naturais da Terra foram consumidos, o herói Kyle Seed tenta recuperar cápsulas contendo sementes e a energia necessária para preservar o futuro da humanidade. Essa é a premissa de Big Earth, primeiro game da PlayPlay Studios, produtora brasileira que quer levar o debate sobre sustentabilidade para o mundo dos jogos digitais.
O jogo, disponível por enquanto apenas para PC (via Steam), é um típico jogo de plataformas com progressão lateral, cheio de puzzles desafiadores, que forçam o jogador a usar de forma inteligente os recursos disponíveis, reciclando materiais para solucionar os quebra-cabeças e avançar. A mensagem de sustentabilidade é passada de maneira relativamente sutil, através dos próprios desafios propostos no game.
O que chama mais a atenção é o cenário: os estágios de Big Earth são todos feitos a partir de fotografias feitas pelo criador do jogo, Caio Zilli. Foram mais de 15 mil fotos de plantas, insetos, pássaros e paisagens, registradas em diversos parques e reservas naturais no Brasil e outros países.
"Sempre tirei muitas fotos de natureza, eu fiz faculdade de cinema e trabalhei a vida toda no mercado publicitário com computação gráfica. Sempre gostei de fotografia e tem uma relação muito específica disso com camera map, modelagem do objeto com fotos. O Big Earth nasceu do uso dessa técnica", contou Zilli ao Game On.
"A maior parte das imagens são de reservas ecológicas no Brasil, em Florianópolis, Ilha Grande e Peruíbe", explica. A única exceção são as fotos das fases da montanha, que foram feitas na Suécia.
Big Earth é um projeto independente, feito por um time de três pessoas - os irmãos Caio e Daniel Zilli, e o engenheiro de TI Fernando La Gamba - ao longo de cinco anos. Além da versão PC, já disponível na Steam, a PlayPlay Studios negocia o lançamento do jogo na Epic Games Store e também uma versão para consoles Xbox.
Embora seja um tema muito relevante no mundo atual, a questão ecológica ainda é pouco abordada nos games, quando comparado com outros temas sociais. Para Zilli, é importante ter uma mensagem relevante. "Não é só sobre salvar o planeta, é sobre salvar o nosso futuro. Talvez não estejamos percebendo a importância disso", pontuou.
Daniel, que divide a direção e produção com Caio, também frisou a importância de apresentar o tema sem oferecer um discurso pronto ao jogador: "É importante é trazer essa mensagem. O que nós vamos entregar para o público. Não ser apenas um jogo, mas levantar a discussão", explicou.
Big Earth está disponível para PC, via Steam.