Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Co-criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão

O programador foi preso por praticar 'inside trading' no mercado financeiro; entenda o caso

18 nov 2022 - 08h08
Compartilhar
Exibir comentários
Yuji Naka é preso no Japão por prática de inside trading no mercado financeiro
Yuji Naka é preso no Japão por prática de inside trading no mercado financeiro
Foto: Yuji Naka / Twitter

Nome consagrado na indústria dos games, o programado Yuji Naka, de 57 anos, conhecido por ser o co-criador de Sonic the Hedgehog, foi preso nesta sexta (18) no Japão, por crimes no mercado financeiro. Naka teria comprado 10 mil ações de um estúdio da Square Enix antes do anúncio de um novo game da popular franquia Dragon Quest.

"FNN: A Polícia do Distrito de Tóquio prendeu o criador de jogos de 57 anos de idade, Yuji Naka, por 'inside trading' relacionado ao novo jogo da popular franquia Drago Quest", diz Takashi Mochizuki, repórter da Bloomberg no Japão, no tuíte acima.

Usar informações privilegiadas, ainda não disponíveis para o público, para adquirir ou vender ações de forma antecipada é uma prática chamada de 'inside trading' e é ilegal em vários países, como o Japão e também no Brasil.

A prisão de Naka aconteceu depois de outros funcionários da Square Enix, Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki, serem presos pelo mesmo motivo: adquirirem antecipadamente ações do estúdio responsável pelo game mobile Dragon Quest Tact, antes do anúncio do jogo.

Sazaki e Suzuki tinham adquirido cerca de 47 milhões de yenes (aproximadamente US$ 336 mil) em ações da produtora Aiming. Naka teria usado seu conhecimento do projeto de Dragon Quest Tact para comprar 10 mil ações da produtora por cerca de 2,8 milhões de yenes (US$ 20 mil).

O último jogo de Naka, Balan Wonderworld, foi lançado pela Square Enix e não obteve muito sucesso, o que resultou em sua saída da publisher japonesa. O programador e a empresa estão envolvidos em uma disputa judicial porque ele teria sido removido do cargo de diretor de Balan Wonderworld cerca de seis meses antes do lançamento daquele jogo.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade