Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coleta Geek é iniciativa de sustentabilidade no Grande ABC

Estudantes promovem descartes de eletrônicos danificados e participam de torneio de games

31 ago 2022 - 09h18
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Inauguração da Primeira Coleta Geek de São Caetano do Sul
Inauguração da Primeira Coleta Geek de São Caetano do Sul
Foto: Agenda Geek / Divulgação

Os jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Particular de Ensino do Grande ABC, em São Paulo, estão participando de uma grande gincana com desafios ambientais, de esports e voltados ao desenvolvimento sustentável, a Coleta Geek.

"A Coleta Geek pretende aproveitar o interesse dos jovens pela tecnologia para conscientizar e reforçar conceitos de preservação ambiental, já que 87% da população brasileira possui algum tipo de lixo eletrônico parado em casa, e apenas 3% dos mais de 2 milhões de toneladas anuais de lixo eletrônico são descartadas corretamente, de acordo com pesquisa da Green Eletron, realizada em 2021", diz Fabiano Holtsmann, fundador da Agenda Geek e head de parcerias da SAGA, rede de escolas de games e arte digital.

O gatilho da competitividade será um propulsor para gerar o engajamento dos jovens, suas famílias e a escola. Para encerrar a iniciativa, realizaremos um grande evento que contará com a presença dos alunos finalistas do torneio de games e do desafio de ODS", explicou Holtsmann.

Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e preservação ambiental
Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e preservação ambiental
Foto: Agenda Geek / Divulgação

Até o fim da gincana, estudantes precisam se mobilizar para recolher equipamentos e componentes eletroeletrônicos danificados ou não utilizados – como celulares, carregadores, monitores, cabos, fones de ouvido e pilhas usadas – e descartá-los, da forma correta, em caixas coletoras instaladas em cada escola participante. No fim da Coleta Geek, cada quilo de lixo eletrônico será transformado em pontos, e as escolas e alunos receberão premiações de acordo com as metas alcançadas. 

O evento tem o apoio da SAGA, que promove os torneios de esportes eletrônicos durante o evento, com partidas de jogos com perfil competitivo entre alunos das escolas participantes.

A competição começará em novembro e as escolas poderão definir os participantes por seletivas internas. As finais das quatro categorias serão realizadas na unidade da SAGA em Santo André (SP). A escola de games e arte digital também abrirá 13 mil vagas gratuitas para cursos rápidos. São oficinas de cursos como animação 2D, Photoshop e Unreal Engine.

O que achou da iniciativa? Comente em nosso canal no Discord e participe da discussão!

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade