Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça a história de Rieko Kodama, a primeira-dama dos RPGs

Relembre a trajetória de uma das primeiras mulheres da indústria de games

8 mar 2023 - 11h52
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça a trajetória de Rieko Kodama, a primeira-dama dos RPGs
Conheça a trajetória de Rieko Kodama, a primeira-dama dos RPGs
Foto: Reprodução

Phantasy Star, Altered Beast, Sonic e até Ayrton Senna's Super Monaco GP - por trás de todos esses jogos, há um nome em comum: Rieko Kodama. Ao longo de seus mais de 35 anos de carreira na Sega, a designer e produtora criou um legado que influenciou não apenas a companhia japonesa, como todo o mundo dos videogames, principalmente dos RPGs.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Natural de Yokosuka, uma pequena cidade localizada na província de Kanagawa, Japão, Rieko Kodama sempre foi apaixonada por arte e por arqueologia, principalmente pela cultura egípcia. Esta última paixão deixou marcas em muitos de seus trabalhos, mas por pouco também não a afastou do caminho dos arcades e videogames.

Depois de um período de muita indecisão entre as duas áreas - que lhe custou o desempenho na maioria das aulas -, Kodama decidiu se dedicar totalmente aos estudos de arte e se matriculou em um programa de design publicitário, onde se apaixonou por design gráfico. 

Além de imaginar todo um futuro com campanhas de marketing, foi nesse programa que ela reencontrou um velho amigo que acabara de entrar na Sega. Esse reencontro, somado ao crescimento da indústria de videogames, despertou seu interesse e a levou para a empresa em 1984. 

Em um primeiro momento, Kodama pensou que trabalharia apenas com publicidade na companhia japonesa. Porém, ao conhecer o departamento de desenvolvimento de jogos, ela imaginou que aquilo poderia ser no mínimo divertido. Na época, a indústria ainda se concentrava nos fliperamas - que fizeram parte da infância de designer, que frequentava o arcade próximo da loja de chás de sua família quando era criança -, e o Famicom tinha pouco tempo de vida e representava mais uma incerteza. Era um cenário desafiador, mas também um mundo desconhecido e cheio de possibilidades.

O primeiro trabalho de Rieko foi ao lado de Yoshiki Kawasaki, artista responsável pelos sprites de Flicky, lançado em 1984, que se tornou um de seus grandes mestres. Neste mesmo ano, ela conquistou sua primeira chance e foi a responsável por criar alguns dos personagens de Champion Boxing, lançado nos fliperamas e também no SG-1000.

Depois disso, sua carreira decolou. Kodama trabalhou em diversos projetos simultaneamente, como Alex Kidd in Miracle World (1986), Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa (1987) e Miracle Warriors: Seal of the Dark Lord (1987), todos para Master System. Foram nesses anos que surgiu seu pseudônimo "Phoenix Rie", inspirado em Ikki de Fênix, do mangá de Saint Seyia, e algumas variações - o motivo? A Sega não permitia que seus desenvolvedores assinassem com seus nomes reais nos créditos dos jogos.

A importância de Kodama para Phantasy Star

Kodama foi a responsável pela concepção de Alis, a protagonista de Phantasy Star
Kodama foi a responsável pela concepção de Alis, a protagonista de Phantasy Star
Foto:

Em 1986, o RPG Dragon Quest se tornou um dos jogos mais populares do Famicom. Isso fez com que a Sega procurasse uma resposta rápida para a concorrente e montasse um time de desenvolvedores para criar um RPG para Master System que pudesse fazer frente ao rival desenvolvido pela Enix e exclusivo do console doméstico da Nintendo.

Foi nesse momento que Rieko Kodama se tornou uma das responsáveis pelo ambicioso Phantasy Star, hoje considerado um dos RPGs mais tradicionais e influentes da história. Ela foi a responsável por toda a identidade visual do jogo, desde fundos de batalha até ambientes 2D, além de criar dois dos quatro personagens jogáveis. Graças a ela, Phantasy Star carrega influências de clássicos da cultura pop, como Star Wars - cuja trilogia havia estreado nos cinemas poucos anos antes -, cultura asiática e toques medievais.

Porém, a principal marca deixada por ela está na protagonista do jogo: Alis. Inserir uma heroína em um gênero que até hoje não costuma retratar mulheres como protagonistas foi uma ideia de Kodama, que acreditava que para competir com Dragon Quest era preciso ir além do óbvio.  

O resultado foi um sucesso de crítica e público. Lançado em 1987, Phantasy Star se tornou um dos melhores jogos do Master System e se tornou referência para muitos RPGs futuros graças às suas mecânicas inovadoras e ideias ousadas para a época. O jogo ganhou diversas sequências, todas elas papéis importantes da designer e produtora, considerada a "mãe" da série.

O legado de Kodama

O RPG levou a carreira da designer e produtora ao ápice dentro da Sega. Depois disso, ela trabalhou em muitas franquias de sucesso, como Sonic The Hedgehog, de 1991, e sua sequência de 1992, Skies of Arcadia, RPG lançado em 2000 para Dreamcast e em 2003 GameCube, e 7th Dragon, lançado em 2009 para Nintendo DS, exclusivamente no Japão. Além disso, ela participou do desenvolvimento da versão de PlayStation 2 de Altered Beast e, multitalentosa, como designer de Ayrton Senna's Super Monaco GP II, um dos maiores clássicos dos jogos de corrida.

Como uma das primeiras mulheres a trabalhar no ramo, Kodama foi uma das grandes responsáveis por inserir elementos que despertaram o interesse do público feminino por jogos e deixou um legado especial, influenciando outras tantas em uma indústria em sua maioria masculina. O maior reconhecimento veio em 2019, quando recebeu o prêmio Pioneer Award no Annual Game Developers Choice Awards (GDCA): nas palavras de Katie Stern, diretora da Game Developers Conference, o prêmio era um "obrigado a Kodama-san".

Primeira-dama dos RPGs, apelido carinhosamente dado pela Nintendo Power, e eternizada no coração dos fãs e de todo o mundo dos jogos, Rieko Kodama faleceu em 9 de maio de 2022. Sua morte foi divulgada apenas meses depois e a causa nunca foi divulgada em respeito à privacidade da família.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade