Games são uma linguagem universal, diz diretor de Final Fantasy
Em passagem pelo BIG Festival, Takashi Tokita falou sobre recepção de seus jogos no Brasil e a moda dos jogos 'pixel remastered'
Veterano da Square Enix, onde atua no desenvolvimento de jogos desde 1985, Takashi Tokita assinou produções como Live a Live, Parasite Eve, Final Fantasy IV e Chrono Trigger.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
De passagem pelo Brasil, o diretor de Final Fantasy IV conversou com o Game On durante o BIG Festival 2023. É a segunda vez de Tokita no evento em São Paulo, mas o veterano japonês segue se encantando com os jogadores brasileiros.
"Eu acho que os games são uma linguagem universal", disse Tokita. Mesmo nos anos 1990, quando muitos dos jogos que dirigiu e produziu chegavam aqui em japonês, sem legendas ou tradução, os jogadores davam um jeito de buscar entender o que fazer e curtir a aventura.
"Fico muito feliz de ver todos curtindo nossos jogos, eu nunca imaginei que poderia ir a muitos países e ser reconhecido por ter feito Final Fantasy IV", disse o diretor.
Live a Live, jogo mais recente de Tokita, chegou em 2022 para Switch e este ano ao PC e aos consoles PlayStation. Trata-se de uma remasterização em HD de um jogo cultuado do Super Famicom. O jogo segue uma tendência da Square Enix de remasterizar suas obras em 'HD 2D' ao invés de produzir remakes tridimensionais.
"Pixel Remaster e o estilo HD 2D preservam a pixel art, o que é bom para destacar a expressão do jogo, a nostalgia. Jogar um game assim é como ouvir um álbum dos Beatles", explicou. "A nostalgia é um componente emocional que toca os jogadores", concluiu, sem deixar pistas de que outros remasters os fãs podem esperar neste formato.
Live a Live está disponível para PC, PS4, PS5 e Nintendo Switch.