Lula Play: O que é a cartilha citada por Lula no Flow Podcast
Documento elaborado por desenvolvedores traz ideias de políticas públicas para o setor de games no Brasil
Em sua entrevista no podcast Flow, o ex-presidente Lula falou sobre a cartilha Lula Play, que engloba uma série de propostas para o setor de jogos digitais no Brasil.
"É o novo mundo do trabalho", explicou o candidato, que disputa o segundo turno da eleições para presidente da República em 30 de outubro. Mas o que é a cartilha Lula Play?
Lula falando sobre a cartilha #LulaPlay no Flow Podcast. @igor_3k @flowpdc pic.twitter.com/zJgaWyzs1B
— Pedro Zambarda (@pedrosolidus) October 19, 2022
Entregue à Lula em setembro, a cartilha traz propostas para a regulamentação da profissão de desenvolvedor, com garantias trabalhistas para a indústria de jogos, criação de cursos técnicos e de ensino superior para desenvolvedores de jogos, revisar a regulamentação da banda larga de internet, para extinguir o limite de consumo de dados e melhorar a velocidade de conexão, e a criação de incentivos fiscais e financiamentos adequados para a abertura de novas empresas do setor.
A iniciativa partiu do Instituto Lula, que em maio deste ano convidou especialistas para discutir as questões. As propostas foram elaboradas por um comitê formado por desenvolvedores de jogos, jornalistas e criadores de conteúdo. Além de Lula, a cartilha também foi entregue para Guilherme Boulos, que na época, concorria ao cargo de deputado federal - Boulos foi eleito no primeiro turno, em 2 de outubro.
O conteúdo da cartilha Lula Play está disponível neste site, que permite sugerir aperfeiçoamentos e colher assinaturas para mostrar o interesse público nas propostas para a indústria brasileira de jogos digitais.
O Brasil é líder na América Latina em número de jogadores online, onde 92,4 milhões de pessoas movimentaram 2,3 bilhões de dólares somente em 2021 – crescimento anual de 5,1%, de acordo com relatórios da Newzoo. O país é o décimo no mundo que mais gera receita através dos jogos digitais. China, com 700 milhões de gamers, e Estados Unidos, com 191 milhões, lideram o ranking.