Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ragnarok Origin: Fãs do jogo clássico falam sobre novo game

Jogo com versão para celulares e PC consegue agradar os fãs veteranos e também atrair novos jogadores

22 mar 2024 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ragnarok Origin (ROO) foi lançado oficialmente no Brasil em março para PC e celulares Android e é considerado o sucessor espiritual de Ragnarok Online. Jogadores antigos empolgaram-se com o game por trazer classes originais, bem como monstros e mapas de Ragnarok Online.
Ragnarok Origin é o sucessor espiritual de Ragnarok Online
Ragnarok Origin é o sucessor espiritual de Ragnarok Online
Foto: Gravity / Divulgação

Ragnarok Origin (ROO) foi lançado oficialmente no Brasil no início de março e é considerado por algumas pessoas o sucessor espiritual de Ragnarok Online, que completou 20 anos de existência em 2024. Para entender este sentimento de nostalgia com ROO, o Game On conversou com jogadores veteranos que estão experimentando o novo jogo.

Apesar de ter chegado no Brasil neste ano, Ragnarok Origin foi lançado em 2023 na Ásia e América do Norte. Com disponibilidade para celulares Android, além de PC, ROO tentou trazer um novo público para a franquia, mas mantendo a nostalgia do jogo de 2004. Foi o caso de Karen "Bluey" Caroline, que chegou a jogar o jogo antigo, mas se envolveu de vez foi com Origin.

"Ragnarok foi meu primeiro contato com MMORPG de forma geral, e me apaixonei pelo tipo de jogo. Por ser muito nova na época do Ragnarok Online, tive pouco contato com o cenário competitivo do jogo. Comecei a jogar mais assiduamente Ragnarok, na versão do Eternal Love, porém, algumas mecânicas muito pay-to-win do jogo me fizeram desistir, mas isso mudou quando conheci o Ragnarok Origin, que é a versão que eu mais jogo desde a versão Coreana."

Aliás, Bluey elogia bastante Ragnarok Origin no quesito de não ser pay-to-win, termo utilizado para jogos que privilegiam usuários que gastam muito dinheiro neles. Ela pontua algumas mecânicas que facilitam que jogadores casuais se envolvam com o game sem precisar investir dinheiro.

"A mecânica que mais me agradou foi a facilidade do jogador que gasta pouco e do jogador casual a ter acessos a muitos recursos do jogo e possibilidades de progressão que não vemos em todo o MMORPG. Inclusive, as mecânicas do MVP de você ter um limite diário do quantos você pode fazer é uma das coisas que mais gosto no jogo, pois ele possibilita que todos os jogadores possam conseguir coletar boas recompensas, tanto como recompensas pessoais, quanto as recompensas de equipe."

Layout de jogo mobile incomoda no PC

Ragnarok Origin vai agradar os fãs do jogo original?:

Ragnarok Online nunca contou com versões originais para celular, sendo jogado somente no PC. Enquanto isso, ROO foi pensado em grande parte para o público mobile e isso reflete em algumas críticas de jogadores mais antigos. Foi o caso de Maggie "KurobaraMio" Sun.

Jogadora das antigas, ela resolveu iniciar sua jornada em Origin. De forma geral, o resultado tem sido positivo, mas o layout com muitos botões e menus presentes na tela, é um fator que a incomoda durante as jogatinas.

"A mecânica de seguir personagem e atacar o mesmo alvo com as habilidades pré-setadas ajudam bastante quando em algum momento você precisa fazer outra atividade, mas quer se manter ativo no grupo. O que eu acho que poderia melhorar é a possibilidade de mexer no layout dos botões da tela, como tamanhos e locais, além da falta de um menu para informar status dos pets."

Bluey também opina sobre o tópico. Ela aponta que, de forma geral, o desenvolvimento do jogo como multiplataformas ajuda a garantir um público maior. A criadora de conteúdo também elogia a automatização de várias mecânicas corriqueiras do jogo, uma vez que os fãs antigos podem não ter o tempo livre que antes tinham.

"Muitas das pessoas que jogam Ragnarok vêm da época que foi lançado no computador e muitas dessas pessoas eram crianças ou adolescentes naquela época. Hoje em dia esses jogadores trabalham, tem família e não tem mais a mesma disponibilidade de estar na frente do computador o tempo inteiro. O Ragnarok Origin nos presenteou com a oportunidade de jogarmos o jogo que amamos sem precisar dedicar todo o nosso tempo na frente do computador."

Game agrada fãs novos e antigos

É importante dizer que este não é o primeiro jogo de Ragnarok após o original de 2004. A desenvolvedora Gravity tentou conquistar um novo público em 2019 com o lançamento de Ragnarok M: Eternal Love, game mobile. Entretanto, ainda que tenha conquistado um novo público, o jogo falhou em agradar fãs antigos.

Neste contexto, quando ROO foi anunciado, os jogadores mais velhos se empolgaram, pois o game prometia trazer as classes originais, bem como monstros e mapas de Ragnarok Online. Foi por isso que muitos fãs apontaram o game como uma sequência espiritual.

Entretanto, quando perguntada sobre o assunto, Maggie traz uma opinião levemente diferente: "Eu creio que é um jogo divertido para quem sempre gostou de Ragnarok, mas não sei se diria que é uma sequência espiritual de Ragnarok Online. Acho que é uma versão um pouco melhorada do Eternal Love."

Nostalgia Gamer: Relembre a febre dos RPGs online:

Já Bluey, vê sim o jogo seguindo os passos do original: "Na minha opinião, Ragnarok Origin conseguiu ser a tão prometida sequência. Todos os jogadores conseguem observar a qualidade e o investimento que está sendo feito para trazer melhorias do jogo antigo para o atual, tornando mais eficiente o farm, tendo a opção de farmar no automático. Também me agrada muito todos os jogadores terem a possibilidade de fazer tranquilos os seus MVPs. A otimização para celular e para computador ser em conjunto também é algo muito bom."

Sequência ou não, Ragnarok Origin agradou fãs antigos enquanto consegue trazer novos. O jogo está disponível para PC e celulares Android.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade