Volgarr the Viking II traz aventura de plataforma retrô e brutal
Inspirado em clássicos como Rastan e Ghouls ‘N Ghosts, game apresenta jogabilidade desafiadora; confira análise
Após mais de uma década da estreia desafiadora de Volgarr the Viking em 2013, o guerreiro bárbaro retorna em uma nova aventura brutal e retrô, assim como o original. Desenvolvido em parceria pelos estúdios Crazy Viking Studios e Digital Eclipse, Volgarr II traz inspirações em games clássicos dos anos 1980, como Rastan e Ghouls ‘N Ghosts, apresentando uma jogabilidade de plataforma 2D desafiadora, belos gráficos de pixel art e mecânicas de combate precisas.
Os jogadores do jogo original se sentirão em casa nesta nova jornada implacável, que traz mundos novos e maiores, inspirados pela mitologia nórdica, além de múltiplos finais e uma variedade de inimigos e chefes para derrotar. Vista o seu capacete, desembainhe sua espada e venha conosco conferir o que achamos desta violenta aventura viking.
Retrô e desafiador
Os gráficos e visuais são um dos destaques do game, com uma arte em pixels que remete aos jogos dos anos 80 e 90. A ambientação de fantasia medieval cai como uma luva para os fãs de espadas, machados, criaturas e sangue, apresentando uma charmosa atenção aos detalhes na construção do personagem principal, inimigos e cenários, que se encaixam perfeitamente no tema viking.
As animações são fluídas e o design dos estágios são inteligentes e bem construídos, onde precisão faz a diferença entre a vida e a morte, já que um movimento em falso pode significar um game over brutal na tela. Os controles são simples, o nosso guerreiro viking pode pular, rolar e atacar usando uma espada ou uma lança. Ele também utiliza um escudo, que pode defender ataques mais leves.
É possível carregar o ataque da lança para um arremesso mais forte, mas você ficará alguns segundos imóvel e vulnerável, então use-a com sabedoria. A lança também permanece fincada em alguns tipos de paredes, permitindo subir nela para alcançar novas áreas - e até encontrar itens escondidos. E falando nisso, se você avistar uma adaga fincada no chão no cenário ao fundo, é a indicação que há algo escondido por perto, então dê uma boa explorada.
A jogabilidade é onde Volgarr II realmente brilha, e vai exigir que os jogadores dominem bem essas técnicas e que também aprendam os padrões de ataque dos inimigos e armadilhas para conseguir progredir - e você provavelmente morrerá muitas vezes no processo. Os estágios são longos e além de sua habilidade, vão pedir também por sua paciência para aprender e se adaptar até superar os obstáculos.
Ao contrário do original, no entanto, Volgarr II oferece algumas facilidades mais atualizadas, como pontos de salvamento em forma de pedras rúnicas no meio da fase caso você morra, continues infinitos e um modo de treino, para treinar livremente no estágio - mas só depois de você o concluir no jogo base. Caso você queira provar que é um jogador retrô raiz, é possível destruir as pedras rúnicas que servem de ponto de salvamento, e assim ao morrer, você reinicia desde o começo do estágio.
Quer outra ajudinha? Se o jogo estiver muito difícil e você utilizar muitos continues, Volgarr se tornará um morto-vivo verde, e não sofrerá mais dano dos ataques dos inimigos, mas ainda poderá morrer caindo em buracos - e acredite, há milhares deles em todo o jogo.
Porém, terminar o jogo com o viking neste estado tem um preço: você irá desbloquear o pior dos seis finais diferentes disponíveis. O último estágio e o melhor final do jogo só serão acessíveis para os jogadores que conseguirem finalizar o game usando apenas 1 continue (ou menos).
Por fim, para ajudar em sua empreitada, Volgarr pode encontrar acessórios adicionais como espada, botas, cinto e capacete, que o deixarão significativamente mais poderoso, e assim facilitando a tarefa de matar os inimigos.
Considerações
Volgarr the Viking II é uma carta de amor aos jogos de ação e de plataforma clássicos, que expande e melhora o original de 2013 em todos os sentidos. Seus gráficos pixelados, jogabilidade precisa e experiência desafiadora são elementos que vão agradar em cheio os fãs do gênero.
Por outro lado, sua dificuldade brutal pode assustar jogadores que não estão acostumados com o estilo ou que procuram por algo mais casual. Para os jogadores que apreciam um bom desafio e têm paciência para dominar suas mecânicas, a nova aventura do guerreiro viking Volgaar é uma excelente escolha.
Volgarr the Viking II está disponível para PC (via Steam e GOG), PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Digital Eclipse.