Thaís Sabino
Diferentemente do homem, as mulheres são pouco diretas, têm a característica de falar nas “entrelinhas” e nem sempre uma palavra significa exatamente o que ela quer dizer. Um “está tudo bem” pode ser colocado no lugar de “tudo está péssimo”; um “não estou brava” quando está irritadíssima; e assim por diante. “Os homens tomam as palavras por seu significado literal, enquanto as mulheres procuram entender pelas entrelinhas”, definiu a psicóloga Heloisa Schauff, especialista em terapia de casal e família.
A diferença da comunicação masculina e feminina acontece no modo de funcionamento do cérebro. De acordo com a psicóloga e terapeuta familiar, Marina Vasconcellos, “as mulheres fazem um monte de coisas ao mesmo tempo, já o homem tem que se concentrar e fazer uma só. Isso começou por conta de como se deu a evolução humana: no tempo das cavernas, o homem era quem caçava, tinha o olhar focado na caça, concentrado. Já a mulher ficava na caverna, cuidando da prole e olhando ao redor, para todos os lados, para ver se algum predador se aproximava”.
O terapeuta Mark Gungor definiu o cérebro do homem como um conjunto de caixas que não se encostam ou misturam. Só é permitido abrir uma caixa de cada vez, segundo ele. Já o cérebro da mulher, ele chama de “bola de fios”, tudo é conectado e todos os assuntos ficam interligados. Como isso atrapalha o relacionamento? “Provocando desvios de compreensão, discussões e brigas”, alertou Heloísa.
Veja a seguir algumas frases ditas por elas e saiba o que elas realmente querem dizer.