Terça, 30 de janeiro de 2001, 20h32min
A informação dada na terça-feira às 18h com exclusividade pelo Jornal da Lilian foi confirmada pelo governo. Conforme anunciado pelo ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, dentro de no máximo 120 dias, o brasileiro vai ter acesso à Internet por meio de um computador pessoal de custo médio de R$ 400. O protótipo foi apresentado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, pelos ministros Pimenta da Veiga, da Casa Civil Pedro Parente, e da Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg.
De acordo com o ministro Pimenta da Veiga, a produção do hardware - um Pentium 500 MHz, com teclado, mouse, placa de rede, modem, monitor de 14 polegadas e 64 Mb de memória RAM - será fixada na Lei de Informática. Desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o equipamento terá sua aplicação indicada pelo Comitê Gestor da Internet para programas desenvolvidos com recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST).
Uma das medidas seria o parcelamento em até 24 meses do computador por meio da Caixa Econômica Federal. O computador contará com software gratuito e de domínio público. Entre as aplicações, terá um navegador para Internet, um processador de texto, um processador de planilhas e um editor de apresentação.