Um computador pessoal que funciona com software aberto, de domínio público, construído para levar a Internet de graça a escolas, postos de saúde, microempresas e pequenas comunidades foi anunciado na terça-feira pelo governo federal. "O que consideramos um trunfo tecnológico desse projeto é o fato de os pesquisadores da UFMG terem conseguido empacotar toda esta funcionalidade a partir de componentes de softwares da família Linux, que são hoje uma tendência internacional", destaca o coordenador do Comitê Gestor da Internet, Ivan Moura Campos.
O equipamento, desenvolvido com apoio do Comitê Gestor da Internet, poder ser uma das ferramentas que vão ajudar a alcançar a universalização da rede mundial no Brasil. Inicialmente, o produto deve ser utilizado nos programas desenvolvidos com recursos do Fundo de Universalização das Comunicações (FUST). Na primeira fase, o FUST vai financiar a instalação de Internet em escolas públicas e postos de saúde das regiões mais pobres do País.
O computador pessoal desenvolvido pelos pesquisadores foi construído com componentes disponíveis no mercado e seu projeto será tornado público para que qualquer empresa possa fabricá-lo. Embora a versão básica do equipamento e do software permita plena capacidade de navegação, o usuário poderá incrementar o seu computador pessoal adquirindo novas partes e peças, de acordo com seu interesse ou sua capacidade financeira.