A Unicamp está distribuindo nota oficial na qual diz desconhecer a existência de fitas de vídeo que comprovariam o uso pela CNN de imagens antigas durante festividade de palestinos. E-mails circulam pela Internet desde a última sexta-feira, alegando que "um professor da Unicamp" teria em seu poder fita de vídeo comprovando que a CNN divulgou cenas de 1991 como se fossem atuais manifestações de palestinos contentes com as tragédias em Nova York. Leia abixo a íntegra da nota da Unicamp:A Reitoria da Unicamp informa que desconhece a existência de uma fita de vídeo datada de 1991, cujas imagens teriam sido veiculadas pela rede de televisão CNN como de palestinos comemorando os atentados terroristas nos Estados Unidos. Sendo a suposta fita de 91, surgiram logo suspeitas de que as imagens levadas ao ar eram falsas.
Esta informação foi desmentida, logo que se comprovou inverídica, por Márcio A. V. Carvalho, aluno de mestrado de Lógica e Sociologia da Unicamp. Ele procurou a Reitoria hoje, 17.09.2001, para esclarecer que:
- a informação que recebeu, verbalmente, foi de que um professor de outra instituição de ensino (e não da Unicamp) possuiria a fita
- enviou a informação para uma lista de discussão sobre teoria social
- várias pessoas da lista se interessaram pelo assunto, solicitando detalhes
- procurou novamente a pessoa que lhe passou a informação, que desta vez negou conhecimento sobre a fita
- imediatamente, enviou um desmentido para a lista e para todas as outras pessoas que o procuraram.
A mensagem original, contudo, foi redistribuída para várias partes do mundo, com graves distorções, inclusive em formato de artigo assinado pelo estudante. Ele alerta que seu domínio foi hackeado. E-mails têm sido enviados em seu nome e aqueles datados a partir de 15.09.2001 devem ser ignorados.
Entre as graves distorções está a informação de que um grupo de pesquisadores da Unicamp estaria avaliando a fita, o que é completamente improcedente. A Reitoria considera esse desmentido como definitivo, evitando novas manifestações como cuidado para fazer cessar a onda de boatos.
A REITORIA