Um vírus de computador estava se espalhando rapidamente através da Internet hoje, afetando tanto servidores como PCs, disseram especialistas em segurança. Conhecido como Nimda, o vírus se espalha pelo envio de e-mails infectados e também mostra-se capaz de atingir sites. Quando o usuário visita a página na Web, o navegador do internauta - se o usuário não tiver o antídoto - pode infectar o computador, disseram especialistas.
Ainda não estava claro como a praga é capaz de apagar dados ou arquivos, mas o Nimda tem mostrado ser capaz de deixar os computadores mais lentos no momento em que o vírus é enviado automaticamente para o catálogo de endereços de e-mail do usuário. "Parece que está muito espalhado e com uma taxa de velocidade incrível", disse o consultor técnico da Sophos Antivirus, Graham Cluley.
Segundo o consultor, a razão de o vírus se espalhar tão rapidamente é porque (a praga) não se espalha apenas via e-mail mas também contamina sites na Web.
O secretário de Justiça norte-americano John Ashcroft disse hoje que não havia evidência de que o vírus Nimda tivesse ligação com os ataques ao World Trade Center e Pentágono na semana passada. Ele disse ainda que o mais recente vírus poderia ser mais custoso do que o Code Red (Código Vemrelho), que atingiu computadores no mundo todo no mês passado, causando prejuízos estimados em US$ 2,4 bilhões.
O consultor Cluley disse que o vírus explora uma já detectada vulnerabilidade do Internet Information Server (IIS) da Microsoft em máquinas rodando o sistema operacional Windows NT ou Windows 2000.
Correções para as falhas no IIS e nos navegadores de Internet estão disponíveis no endereço www.microsoft.com/security.