Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

EUA tentam impedir ações dos hackers

Segunda, 01 de outubro de 2001, 12h11
O governo dos Estados Unidos está tentando impedir que hackers deflagrem uma guerra contra sites e sistemas de informática dos países muçulmanos. Desde os ataques terroristas do último dia 11, em Nova York e Washington, vários grupos de hackers começaram a articular "cyberataques", o que levou os EUA a fazer um apelo para que estes ataques sejam suspensos.

Para conseguir convencer os hackers vai ser lançada uma grande campanha publicitária na qual o governo destaca a importância da manter a Internet a salvo do conflito. A preocupação de agentes do FBI e de especialistas em segurança na rede mundial de computadores é que a retaliação dos hackers impeça o funcionamento normal da Web, o que traria prejuízos para todos os países.

Há também o temor que a onda de ataques cibernéticos torne-se uma constante e que outros futuros conflitos também possam afetar a Internet. A campanha publicitária será veiculada na TV e em sites da Internet e terá como estrela Vint Cerf, um dos "pais" da rede mundial.

Segundo Cerf, os ataques hackers não ajudam a resolver as dificuldades que a civilização enfrenta. Para ele, manter a Internet em perfeito funcionamento é fundamental porque ela oferece um canal coletivo para expressar diferentes pontos de vista e melhorar a compreensão dos problemas.

Diversos hackers têm conclamado abertamente ataques a sites do Talibã e do Afeganistão em retaliação ao terrorismo. E os especialistas temem que a guerra online aumente caso os Estados Unidos decidam atacar os países que protegem supostos terroristas.

A principal forma de ataque virtual é conhecida como DDoS (Distributed Denial of Service). O hacker "escraviza" diversos micros conectados à Internet e direciona o tráfego de todos eles para um determinado site. Com tantos "visitantes" ao mesmo tempo, o servidor acaba não suportando o congestionamento e a página sai do ar.

A mesma tática foi utilizada em fevereiro de 2000, quando o site do Yahoo! e da CNN foram derrubadas por ataques hackers.

O Povo

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade