A Microsoft Corporation e os desenvolvedores querem assegurar que os aplicativos de software e hardware dos consumidores estejam compatíveis com o Windows XP, o novo sistema operacional que será lançado dia 25 de outubro. O produto terá suporte para aproximadamente 12 mil dispositivos de terceiros - de scanners e impressoras a dispositivos externos e placas - cerca do dobro do número compatível alcançado com o Windows 2000, na data em que foi lançado. O novo software também comportará a maioria dos aplicativos de software. Mais de 1,5 mil novos aplicativos e quatro mil já existentes foram testados.Mais de 900 aplicações que não funcionavam anteriormente com o Windows 2000 foram adequadas. Como resultado dos testes realizados nos Estados Unidos, 90% dos 1500 aplicativos distribuídos na América do Norte funcionarão no Windows XP. Outros 2 mil aplicativos estão em fase de testes fora dos Estados Unidos, e os resultados iniciais mostram que de 80% a 95% são compatíveis. Além disso, a empresa também investiu mais de US$ 150 milhões em compatibilidade de aplicativos e dispositivos, pesquisa, testes para o Windows XP e empregou 600 pessoas no mundo inteiro para conduzirem testes de compatibilidade.
Como parte do desenvolvimento do Windows XP, a Microsoft consultou clientes domésticos e empresariais para obter informações sobre preferências em computação. A resposta foi um sistema operacional estável e confiável. Algumas classes de aplicações e dispositivos, como antivírus, projetados especificamente para as versões diferentes dos sistemas operacionais (como Windows Millennium e Windows 2000), precisaram ser customizadas para o Windows XP. O equilíbrio entre maior confiabilidade e compatibilidade foi conquistado graças à cooperação com desenvolvedores de hardware e software.
O Windows XP inclui ferramentas de compatibilidade de fácil utilização, tanto para desenvolvedores quanto para usuários, entre elas: assistente de compatibilidade de programas, solução para problemas de hardware e serviços de atualização do Windows de modo dinâmico, inseridos para fazer download de software atualizado de forma automática, aprimorando a configuração e propiciando um sistema mais confiável, capaz e compatível para os usuários.
A Microsoft coloca à disposição o Windows Upgrade Advisor, disponível no site do Windows XP, no www.microsoft.com/windowsxp/pro/howtobuy/upgrading/advisor.asp (mas recomenda que apenas os consumidores com uma conexão de alta velocidade baixem este arquivo, com 35 MB). Os consumidores podem utilizar o Windows Upgrade Advisor para verificar a compatibilidade de seus aplicativos de software e dispositivos de hardware atuais.
Para assegurar uma melhor experiência com o Windows XP, a Microsoft criou o programa do logotipo Designed for Windows, que estabelece maior qualidade para o desempenho de hardware e software no Windows XP. O programa obteve amplo apoio de mais de 100 líderes da indústria de PC. Há 600 aplicativos de software, dispositivos de hardware e sistemas de PC que já receberam o logotipo Designed for Windows, e muitos estão previstos até o lançamento.
A Symantec Corporation apóia o Windows XP para várias soluções de segurança. "Estamos em contato com a Microsoft para nos certificarmos de que todos os nossos produtos estejam compatíveis com o Windows XP e também aprovados nos requisitos Designed for Windows XP", afirma Steve Cullen, vice-presidente sênior da Symantec Corporation. "Esta nova plataforma da Microsoft traz funcionalidades inovadoras e voltadas para o uso da Internet. O uso de produtos de segurança tais como Antivírus e Firewall Pessoal são indispensáveis para os usuários domésticos e corporativos", afirma Vicente Lima, diretor-geral da Symantec no Brasil.
Outra empresa que está pronta para a chegada do Windows XP é a Macromedia, que incluirá seu Macromedia Flash Player 5 em todas as versões do novo sistema operacional da Microsoft. "Isso é resultado do relacionamento intenso que a Macromedia mantém com a Microsoft, em todo mundo, assegurando que nossas principais tecnologias e plataformas de Web funcionem perfeitamente bem em conjunto, para que o usuário aproveite a Web da melhor forma possível", informa Eduardo Souza, country manager da Macromedia Brasil.