Alan Cox e Linus Torvalds escolheram um brasileiro de 18 anos como segundo principal desenvolvedor do kernel do Linux. Marcelo Tosatti é engenheiro de software da Conectiva, empresa com sede em Curitiba. Tosatti foi consultado por Cox sobre aceitar substituí-lo como desenvolvedor do kernel e comunicou ter aceitado o novo papel no último dia 2 de novembro. Alan Cox é um kernel hacker de Swansea, País de Gales, e trabalha para a Red Hat.
Cox escreveu em seu diário que ele e Torvalds pensaram em Tosatti "independentemente" e reservou comentários sarcásticos para "matérias que dizem que Linus teria me forçado a escolher Marcelo".
Outros engenheiros chefes da Conectiva também estão envolvidos no desenvolvimento do Linux. Rik Van Riel é conhecido por seu papel no gerenciamento de memória e Arnaldo Carvalho de Melo tem destaque no protocolo IPX, entre outros detalhes. Outros nomes conhecidos no desenvolvimento do Linux são David S. Miller e Theodore Ts'o, dos EUA.
A Conectiva publicou um comunicado à imprensa sobre a escolha de Tosatti. Um livro que detalha a história de desenvolvimento do Linux e os hackers envolvidos é Rebel Code, de Glynn Moody.