Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Novos robôs são exibidos em feira japonesa

Quinta, 28 de março de 2002, 18h00

Veja também
» Galeria com mais de 20 fotos de robôs

Começou hoje no Japão a terceira edição da Robodex, uma feira voltada para o mercado de robótica. Ao todo, 27 empresas, universidades e institutos de pesquisa apresentarão até o dia 31 de março os últimos modelos de robôs que interagem com os humanos.

Sensação na feira, o robô humanóide SDR-4X, da Sony, mede 58 centímetros de altura e pesa 6,5 Kg. A empresa, que já havia conquistado japoneses e americanos com o modelo do cão-robô Aibo na edição passada do evento, desenvolveu um modelo que se adapta ao ambiente, reconhece até 60 mil palavras e até troca algumas frases com os humanos. O robozinho é capaz de andar em superfícies irregulares, como carpete, e tem um par de câmeras digitais que dão uma visão estereoscópica, para desviar de objetos.

Outro protótipo que a empresa está exibindo é a bolinha inteligente Q-Taro, que serve para estimular a conexão emocional entre humanos e a tecnologia robótica. O modelo tem 17 centímetros de diâmetro e pesa 1 Kg. A esfera produz calor de acordo com a intensidade de luz ambiente. O Q-Taro traz sistemas de infravermelho que podem detectar a presença de uma pessoa e objetos.

Já as empresas japonesas Tmsuk e Omron Corp estão apresentando alguns modelos de robô que podem ser utilizados para a segurança das casas e escritórios. Um deles foi desenvolvido no formato de um dinossauro e outro no formato de um cão futurista.

O protótipo de cão-robô também foi apresentado pela Sanyo. Os modelos vêm equipados com uma câmera CCD e um celular de terceira geração. A previsão é de que os robôs cheguem ao mercado em um ano, com um preço que deve chegar a US$ 750.

Voltado para o trabalho, a nova versão do robô Asimo, da Honda, é capaz de dançar, cantar e fazer piadas. O modelo, que também sobe e desce escadas, já vem sendo adotado em empresas para atuar como recepcionista especial.
Veja também
» Galeria com mais de 20 fotos de robôs

JB Online

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade