Durante a abertura do Fórum Internacional Software Livre 2002, dois novos incentivos para desenvolvedores de software livre foram anunciados pela Procergs e pelo governo do RS. O evento começou hoje com cerca de 1,5 mil credenciados e a estimativa mais otimista é que o público para as palestras da tarde chegue a 3 mil pessoas. O presidente da Procergs, Marcus Mazoni, anunciou o prêmio destaque, que foi entregue ao governador hoje e será distribuído ao mercado de software livre. O símbolo do prêmio é inspirado no Quero-Quero, um pássaro que "é tido como o guardião dos Pampas e está sempre atento às invasões e protegendo o que é nosso", afirmou Mazoni.
As categorias do Quero-Quero são setor público, setor privado, desenvolvedores, área política e imprensa. A entrega está prevista para novembro, quando a Procergs comemora 30 anos.
O governador Olívio Dutra destacou uma série de projetos envolvendo software livre no Estado e anunciou a iniciativa da FAPERGS. A Fundação de Apoio à Pesquisa do RS irá premiar com uma bolsa de R$ 1,7 mil iniciativas em software livre.
Na abertura do FISL estiveram Olívio Dutra (governador do RS), João Verle (prefeito de Porto Alegre), Sérgio Brito (presidente da câmara dos deputados), Luciana Nedel (Sociedade Brasileira de Computação), Cláudio Menezes (Unesco), Gisele M. Oliveira (Sindicato Brasileiro das Empresas de Informática), Marcus Mazoni (Procergs), Rogério S. Santos (Procempa), Antônio Corrêa (MCT), Paulo Franco (PUC/RS), Elton Scapini (secretário administração) e Tulio Zanin (Banrisul).