A Microsoft e a Creative anunciaram ontem durante a CeBit 2003 uma parceria para a criação de um tocador portátil de áudio e vídeo. O aparelho será baseado na plataforma Media2Go, lançada no começo do ano por Bill Gates, durante a CES 2003, em Las Vegas, que viabiliza a reprodução, em um mesmo dispositivo, de vídeo, áudio e fotos, e a possibilidade da troca de arquivos entre os usuários.
Todo o conteúdo comercial, obviamente, será protegido pela tecnologia de gerenciamento de direitos autorais digitais (DRM), da Microsoft.
O hardware será desenvolvido pela Creative, que tem a experiência da família Nomad, de tocadores de MP3 com grande poder de armazenamento. O aparelho será baseado nos processadores Xscale, da Intel, e poderá guardar mais de 8 mil arquivos de música, 175 horas de vídeo ou 30 mil fotografias. A bateria dos tocadores garantirão seis horas de reprodução de vídeo ou 12 de áudio.
A tecnologia Media2Go garante que 40 GB de conteúdo multimídia possam caber em 20 GB, mas a compressão tem seus problemas: as 175 horas de vídeo seriam em qualidade de VHS, e não de DVD. O aparelho deverá ser lançado antes do Natal.