Depois do lançamento das novas placas de vídeo para desktops, a ATI e a Nvidia mostraram o que têm de mais novo para o mercado dos notebooks. A ATI, líder no mercado de chips gráficos para portáteis, apresentou três novos modelos: o Mobility Radeon 9200, para laptops básicos, o Mobility Radeon 9700, para notebooks de ponta e o Mobility Radeon 7000, com um chipset integrado que controla funções do PC além da parte gráfica. O Radeon 9600 será o primeiro a ser vendido, a partir de maio. Os outros dois modelos o seguirão em pouco tempo.
Além de serem mais rápidos e suportarem as funções incluídas no DirectX 9, nova biblioteca gráfica da Microsoft, os chips da ATI trazem o Overdrive, uma combinação de hardware e software que permite o overclock dos chips automaticamente, se possível.
O segredo está nos sensores térmicos que monitoram a temperatura do processador. Se ela permitir, ele trabalha mais rápido, melhorando o desempenho.
Outra novidade é o Flexfit, um novo tipo de embalagem dos chips que permite que sejam mantidos em sistemas com placas-mãe diferentes. Com ele, pela primeira vez será possível fazer upgrade nos sistemas de vídeo dos notebooks - possibilidade comum nos desktops e que garante, na maioria das vezes, melhor desempenho.
A Nvidia anunciou dois modelos baseados no polêmico GeForce FX, que enfrentou atrasos e críticas dos especialistas.
Segundo a empresa, o GeForce Go 5600 e 5200 trazem suporte ao DirectX 9 e tecnologias avançadas de gerenciamento de energia - uma necessidade nos notebooks - e de reprodução de DVD e de conteúdo streaming. Eles poderão se adaptar a um vídeo específico e melhorar a reprodução. Os dois chips novos estarão disponíveis a partir de abril.