A Microsoft afirmou na última sexta-feira que vai lançar uma nova iniciativa para desenvolver softwares empresariais que automaticamente se adaptam à carga de trabalho e se autoconfiguram, num momento em que as empresas buscam reduzir custos com administração de seus sistemas de computadores.O novo plano, batizado de Dynamic Systems Initiative, será lançado em uma conferência de produtores de software em Las Vegas, na próxima semana, disse o gerente sênior de produto da Microsoft, Bob O'Brien.
A iniciativa da Microsoft é a mais recente de uma série de anúncios de fabricantes de computadores, como IBM e HP, que introduziram o conceito de computação autônoma para usuários corporativos.
Com a computação autônoma, muitas das tarefas realizadas por administradores de sistemas, como ajustes na carga de dados que passa por uma rede, alocação de espaço de armazenamento de informações e configuração, poderão ser feitas sozinhas.
"Estamos tentando contribuir para a construção de uma infra-estrutura que seja altamente automática e extensível", disse O'Brien.
Com o DSI, a Microsoft planeja incluir tecnologia de computação autônoma em projetos de software centrais, para que outros produtores de programas possam desenvolver aplicações para bancos de dados, contabilidade e manufatura, por exemplo, que possam se autogerenciar.
Algumas ferramentas e componentes para acelerar instalações serão incluídas na futura versão do Windows Server, o programa para servidores que será lançado pela Microsoft no final de abril, disse o executivo.