As vendas de Tablet PCs, computadores pessoais que podem ser operados com uma caneta, atingiram as 72 mil unidades nos três meses finais de 2002 e devem continuar crescendo este ano, anunciou o grupo de pesquisa de tecnologia IDC."Com apenas seis semanas de vendas potenciais a registrar (porque o lançamento oficial dos Tablet PCs só aconteceu na segunda metade de novembro)", afirma a IDC em relatório, "e a relativa juventude do modelo diante de outros aparelhos concorrentes mais estabelecidos, o IDC acredita que os volumes iniciais de vendas representam um bom começo para garantir um lugar no lotado segmento de sistemas móveis de computação".
O Tablet PC, que a Microsoft lançou em novembro em parceira com fabricantes de hardware, pode registrar notas escritas e ser operado sem teclado, o que a Microsoft espera os torne atraentes a uma nova categoria de usuários tais como profissionais da saúde e advogados.
O relatório informa que as vendas de Tablet PCs em 2003 devem "crescer consideravelmente, com ajuda de esforços de marketing crescentes por parte dos fabricantes de equipamentos e da Microsoft, do refinamento das linhas de produtos e do desenvolvimento de novos modelos de uso que sejam atraentes para novas categorias de usuários potenciais".
Alan Promisel, analista do IDC, diz que o mercado dos Estados Unidos, que responde por metade do volume de vendas, seria o maior para os Tablet PCs, ainda que a Ásia pareça igualmente promissora.
"Na Ásia, a capacidade do sistema para lidar com registros em idiomas asiáticos de maneira mais fácil que os notebooks tradicionais equipados com teclados continuará sendo um poderoso estímulo", afirma Promisel em seu relatório.
O IDC disse que a adoção de Tablet PCs nas empresas seria importante para o sucesso dos aparelhos, e que muitas companhias estavam ainda testando os Tablet PCs, de modo que "a adoção generalizada do equipamento está a pelo menos seis ou 12 meses de distância".