O Site da Academia de Diplomacia Americana foi atacado com sucesso por um grupo de pichadores virtuais (defacers). De acordo com a consultoria de segurança britância mi2g, o ataque ocorreu ontem, às 15h15 (horário de Brasília), enquanto líderes americanos, britânicos e espanhóis se reuniam nos Açores para discutir a iminente guerra contra o Iraque.Os defacers, identificados como Rooting Sabotage Forced (RSF), deixaram sua assinatura no site, junto com as palavras no war (sem guerra) escritas mais de 30 vezes na página principal. Até o momento em que esta notícia estava sendo escrita, ainda era possível ver o site desfigurado.
A Academia de Diplomacia Americana foi fundada em 1983 e um de seus objetivos é reunir meios de promover as ações diplomáticas dos EUA ao redor do mundo. A organização também premia aqueles que se destacaram nessa área. No ano passado, o Secretário de Estado Colin Powell foi condecorado com o Prêmio de Excelência em Diplomacia, apesar de todos os esforços para chegar a uma solução pacífica com o Iraque terem falhado.
A mi2g alerta que os ataques digitais a alvos comerciais e governamentais dos Estados Unidos e do Reino Unido estão mais altos do que nunca e devem aumentar ainda mais com a eclosão de uma guerra no Iraque. De acordo com as estatísticas da empresa, nos últimos 12 meses, os EUA sofreram 48.155 ataques constatados e o Reino Unido, 7.607. No mesmo período, a França foi alvo de 3.082 ataques digitais.
Uma cópia de como ficou o site da Academia pode ser vista aqui.