Imagine estar sentado em um café, fazendo uma chamada telefônica em um telefone sem fio e acessando a Internet por meio de uma conexão em banda larga que não precisa de cabos, tudo no mesmo aparelho.A Texas Instruments revelou hoje um novo projeto para dispositivos portáteis, que combina pela primeira vez, segundo a empresa, todas as três tecnologias necessárias para tornar tal dispositivo uma realidade. O anúncio foi feito durante a conferência da Associação de Telecomunicação Celular e Internet.
A maior fabricante de processadores para telefones celulares do mundo afirmou que os fabricantes de aparelhos podem usar seu projeto para produzirem dispositivos que integrem tecnologias como GSM/GPRS, 802.11 e Bluetooth.
O GSM, ou Global System for Mobile Communications, é a tecnologia de telefonia celular mais usada no mundo. O GPRS, ou General Packet Radio Service, é sua versão avançada que permite aos usuários acessarem a Internet em velocidades equivalentes ao de um modem convencional doméstico.
A tecnologia 802.11, também conhecida como Wi-Fi, usa ondas de rádio para transmitir dados a velocidades elevadas em áreas limitadas a um raio de 100 metros do ponto de origem.
O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados a curta distância que pode ser usada para substituir fios e cabos como os usados para conectar impressoras em computadores.
Apesar destas tecnologias serem algumas vezes incompatíveis entre si, a Texas Instruments acredita que elas são complementares.
O projeto, chamado Wanda, combina processadores da Texas e tecnologias de comunicação sem fio como o sistema operacional da Microsoft, Pocket PC.
A companhia afirmou que seus clientes podem comprar o projeto e os módulos de processadores baseados em sua tecnologia de três fabricantes asiáticos: National Datacomm, Chi-mei e Taiyo Yuden.
A Texas Instruments afirmou que o novo projeto já está disponível para venda e que os consumidores poderão ver dispositivos que o usem até o final de 2003.