A Nokia anunciou ontem diversos novos modelos capazes de transmitirem dados em alta velocidade e que têm por objetivo marcar a entrada da empresa no mercado da segunda mais usada tecnologia de telefonia móvel do mundo.Os modelos, que incluem o 3586i, com tela colorida, dirigido ao mercado de massa, e o mais sofisticado 6585, um celular com tela colorida de pequeno porte, funcionam todos no padrão CDMA (code division multiple access), popular nos Estados Unidos, Brasil e Ásia.
O CDMA é o maior rival do padrão líder mundial, o GSM, e os novos modelos da Nokia funcionarão na rede de terceira geração de telefonia móvel CDMA2000, que dá aos usuários acesso rápido à Internet sem fio.
Três outros modelos novos, o 2270, 2280 e 2285, são aparelhos mais simples, lançados no salão de tecnologia CTIA, dos Estados Unidos, e expandirão a linha de celulares de baixo custo da Nokia.
A empresa afirmou que espera começar a entregar os novos aparelhos no segundo trimestre, excetuado o 6585, que estará disponível no quarto trimestre deste ano.
A Nokia vende mais de um em cada três celulares comercializados no mundo, mas sua força está nos segmentos GSM e TDMA do mercado, que respondem por cerca de 75% das redes mundiais de telefonia sem fio.
A empresa está atrás de outros fabricantes de celulares, especialmente a Motorola e a Samsung, no mercado que usa o CDMA.
O presidente-executivo da Nokia, Jorma Ollila, disse no começo do ano que a empresa finlandesa quer elevar sua participação no mercado de CDMA, hoje em torno dos 10%.