A Intel, maior fabricante de microprocessadores do mundo, afirmou ontem que está percebendo uma forte demanda por sua nova família de chips Centrino, projetada para comunicação sem fio com a Internet."O Centrino é nosso processador que mais cresce para aplicações móveis", disse o vice-presidente de operações da Intel, Paul Otellini, a repórteres depois de uma conferência da Associação de Telecomunicação Celular e Internet.
A Intel lançou o Centrino, para uso em computadores portáteis, na semana passada, com a maior campanha de marketing que já fez para um produto.
Os fabricantes de computadores Hewlett-Packard, Dell Computer, Toshiba, IBM e Sony prometeram incluir um conjunto Centrino em seus novos notebooks.
Usuários de notebooks com chips Centrino que estiverem em um raio de 100 metros de distância de uma antena de acesso à Internet sem fio poderão navegar pela Web ou entrar na rede de suas empresas sem precisarem de cabos.
A Intel afirmou que está trabalhando com parceiros como operadoras de telefonia, hotéis e aeroportos para que 10 mil pontos de acesso sem fio à Internet estejam operando em 15 países este ano.
Otellini estima que cerca de 20% a 25% do mercado mundial de computadores seja composto por notebooks.
Durante sua palestra, o executivo exibiu um novo equipamento da Samsung que é um telefone de próxima geração que roda sistema operacional da Microsoft.