Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Linux reconhecerá certificado digital da ICP-Brasil

Quarta, 19 de março de 2003, 10h59

O Comitê Gestor da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), representado pelo seu Coordenador, Swedemberger Barbosa, firmará no dia 20 de março termo de acordo com a Conectiva. Na ocasião, o governo federal entregará à empresa a chave digital que oficializará a documentação eletrônica para Linux.

O acordo beneficiará não só a Conectiva, como toda a comunidade de software livre do País, possibilitando a inserção do certificado da ICP-Brasil nos browsers (navegadores) que utilizam o sistema de código aberto. Isso permitirá que os certificados digitais utilizados nas transações eletrônicas pelo governo, bancos e a maioria das empresas do Brasil sejam reconhecidos pelos navegadores de Internet que utilizam o sistema Linux, como já acontece com as versões atuais de navegadores da Microsoft.

Na prática, isso significa que o internauta não precisará mais instalar o certificado brasileiro nos browsers de software livre distribuídos pela Conectiva. O navegador reconhecerá o certificado automaticamente, exibindo um pequeno cadeado na barra inferior de navegação, a cada vez que uma página certificada e segura - de acordo com os critérios oferecidos pela ICP-Brasil - for acessada.

O anúncio do acordo foi feito pelo presidente do ITI, autarquia Federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, Sérgio Amadeu da Silveira. Segundo ele, isso facilitará aos usuários de navegadores como o Mozilla, o Konqueror e o Galeon, que utilizam a plataforma Linux, obterem interoperabilidade com o certificado governamental brasileiro.

Para Amadeu, o acordo com uma empresa da comunidade Linux é um passo fundamental na divulgação do certificado brasileiro para toda a comunidade de software livre do mundo. A Conectiva, que representa o grupo UnitedLinux na América Latina, disponibilizará o certificado raiz da ICP-Brasil nas versões da distribuição Conectiva Linux 9 a partir do mês de abril.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade