O Center for Democracy and Technology (CDT) passou seis meses deixando emails em diversos sites, listas de discussão online e listas de clientes de empresas, na esperança de atrair os emails comerciais não-solicitados conhecidos como spam que infestam as caixas de entrada de muitos usuários da Internet.
A organização descobriu que os praticantes do spam montam listas de destinatários por meio de visitas a sites na Web por softwares automatizados de colheita de endereços de e-mail.
Endereços de email experimentais deixados em sites na Web atraÃram 97% das 9.000 mensagens de spam recebidas pelo grupo, disse Rob Courtney, um dos analistas do CDT.
Mensagens em listas de discussão como alt.health e rec.humor atraÃram muito poucas mensagens de spam, concluiu o CDT. Endereços fornecidos a empresas de varejo eletrônico como a Amazon.com tampouco atraÃram muitos e-mails indesejados.
Os usuários da Internet podem escapar a uma boa parte do spam digitando seus endereços sem o sÃmbolo @ no meio do email, disse Courtney, ainda que os praticantes do spam sejam capazes de encontrar alternativas caso essa tática se torne comum.