Iraquiano que conta guerra via Web volta a escrever
Segunda, 24 de março de 2003, 18h03
O iraquiano que usa o nome Salam Pax e escreve um blog diretamente do coração de Bagdá, voltou à Internet hoje, depois de dois dias de ausência devido à interrupção do acesso à Web.
Salam e sua famÃlia têm realizado missões de reconhecimento em toda a cidade para inspecionar os danos e registram que o bombardeio foi preciso, mas ainda assim perigoso para os civis.
No sábado, ele ofereceu uma das raras descrições diretas sobre os agentes da segurança iraquiana ateando fogo a petróleo nas trincheiras que cercam Bagdá, aparentemente para confundir o sistema de orientação das bombas.
"Minha prima veio e me disse que viu carros de polÃcia ao lado de uma trincheira, ateando fogo. Agora pode-se ver colunas de fumaça por toda cidade", escreveu.
De acordo com Salam, os preços dos legumes dispararam nos primeiros dias da guerra, mas por volta de domingo haviam retornado ao normal.
A eletricidade foi cortada em algumas áreas de Bagdá, e o governo Bush lançou uma nova campanha de pressão por e-mail sobre os iraquianos, com cinco mensagens chegando à caixa de entrada dele, escreveu Salam.