As autoridades de Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang, estão usando um programa de computador que envia ameaças em ligações automáticas para o celular de cidadãos que anunciam produtos ilegais. Os alvos são cidadãos que colocam anúncios oferecendo carteiras de identidade e diplomas universitários falsos. Normalmente, o contato usado é o número de celular.
O sistema automático liga para o telefone em intervalos de 20 segundos. Quando a pessoa atende, ouve uma mensagem gravada: "Você postou anúncios ilegais e deve parar imediatamente e procurar o Serviço de Administração Urbana de Hangzhou para sua punição".
Oa que trocarem de número acabam perdendo a clientela. Além das ameaças, as ligações automáticas mantém o telefone ocupado, prejudicando o negócio.
De acordo com o governo chinês, não há risco de cidadãos inocentes serem pegos na malha fina dos anúncios ilegais, visto que, além da publicidade ser fotografada é preciso a autorização legal para iniciar o processo de spam telefônico.