O inventor do primeiro computador portátil, Adam Osborne, morreu aos 64 anos na última quinta-feira, dia 20. Ele lutava há dez anos contra uma disfunção orgânica no cérebro, que lhe levara a uma série de pequenos derrames. Faleceu enquanto dormia, no vilarejo de Kodiakanal, no sul da Índia, segundo sua irmã Katya Douglas.
O seu PC portátil, o Osborne 1, pesava cerca de 10,5 quilos e foi lançado em 1981. A invensão o levou à criação da start-up Osborne Computer Corp. Com seus esforços de reduzir o custo dos computadores pela metade, sua empresa registrou as maiores taxas de crescimento da época, quando disputava o mercado com companhias como a pioneira Apple Computer.
Dois anos após a abertura da empresa, Osborne deu por certa uma segunda geração de seu portátil meses antes que ela realmente estivesse pronta para ser lançada.
Osborne nasceu na Tailândia, filhos de pais britânicos exilados, e viveu por muito tempo em Berkley, na Califórnia. Casou-se e separou-se duas vezes. Ele deixou três filhos: Marc, Paul and Alexandra Osborne, todos de seu primeiro casamento, com Cynthia Geddes. Sua segunda esposa, Barbara Burdick, também está viva.