Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Ajuda » Tutoriais

Como livrar-se das porcarias do seu disco rígido
ÁTILA CAVALCANTE

Talvez você já tenha percebido que o seu Word cria um arquivo com extensão TMP sempre que está funcionando. De fato, o programa da Microsoft cria temporariamente (por isso o TMP...) um arquivo desse tipo para cada arquivo seu que ele abre. O problema é que, em alguns casos especiais, como travamento do micro ou erro do programa, o Word não os apaga. O que acontece? Eles vão se acumulando, acumulando, acumulando... até você ficar com um monte daquelas porcarias inúteis ocupando espaço em disco.

De forma semelhante ao Word, muitos programas criam arquivos temporários para funcionar. Os navegadores, como Internet Explorer e Netscape Navigator, armazenam em uma pasta tudo o que você visualiza em uma página da Rede. Teoricamente, isso faz com que o programa acesse aquela página com mais velocidade (cache).

No entanto, os arquivos muitas vezes ocupam espaço sem ajudar nada. Outro tipo de processo que acumula arquivos desnecessário no computador é a instalação: nas pastas C:\Windows\Temp e C:\Temp, inúmeros programas descompactam arquivos que utilizam na hora da instalação e, como verdadeiros porcos, não os jogam no lixo em seguida.

Existem programas feitos especificamente para limpar seu computador dessas porcarias. Um deles é o CleanSweep, da Symantec (www.symantec.com/region/mx/product/ncs), empresa que foi adquirida pela Symantec (do Norton AntiVirus).

Outro, gratuito e que já vem no Windows 98, é o Disk Cleanup (Limpeza de disco), localizado em Iniciar >> Programas >> Acessórios >> Ferramentas de sistema. Super simples de usar, serve de alternativa aos programas pagos.

 Como operar o Disk Cleanup (Limpeza de disco)

Depois de clicar no ícone do programa, selecione o drive que deseja limpar na janelinha que surgir e clique em OK. Automaticamente, o programa fará um cálculo de quanto espaço em disco será liberado pela limpeza. Em seguida, você deve optar por que tipos de arquivo devem ser excluídos do disco (a rigor, a falta de nenhum deles afetará o funcionamento do PC).

São cinco opções: Temporary Internet Files (aqueles que o navegador usa para visualizar mais rapidamente as páginas); Offline Web Pages (páginas gravadas no micro para você ver sem se conectar); Downloaded Program Files (arquivos de programas pegos na Internet); Recycle Bin (da Lixeira do Windows) e Temporary files (os TMPs).

Se clicar na guia More Options (Mais Opções) e depois no primeiro botão, você poderá escolher por eliminar também algum componente do Windows (como o joguinho Paciência); clicando no segundo, dá para remover programas que você instalou e não usa mais. Na verdade, essa guia é apenas um atalho para ferramentas que existem independentemente do Disk Cleanup, portanto não são novidade.

A últia guia, Settings (Configurações), permite que você escolha que o Disk Cleanup seja executado sempre que o computador ficar lento por causa do pouco espaço em disco. Se quiser que isso aconteça, basta ticar a caixa com essa opção.

Após tudo isso, é só clicar em OK e pronto, seu disco ficará livre dos arquivos inúteis. É recomendável fazer isso periodicamente (toda semana ou mês, por exemplo), para evitar que o disco fique com pouco espaço disponível. MAGNET

Volta para a capa | Volta para Ajuda | Volta para Tutoriais

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade