ICQ 2001
FERNANDO SOUSA
Meio que na surdina, a ICQ Incorporation (ex-Mirabilis e que pertence à AOL Time Warner) está trabalhando na versão 2001 do mais popular programa de mensagens instantâneas da Internet. O software entrou em versão alpha - antes de beta -, e foi liberado somente para um grupo fechado de usuários - que podem baixá-lo somente com uma senha. Terra Informática - também na surdina - obteve uma cópia e testou o ICQ 2001 - do qual as novidades, você pode conferir abaixo. Em alguns dias de avaliação, foram encontrados bugs no recurso ToDo (lista de tarefas) e no envio de mensagens para versões anteriores - incapazes de receber, por exemplo, smilie's e emotion's graficamente. Mas se você quiser correr riscos, pode baixá-lo clicando aqui.
As novidades do ICQ 2001 começam na sua instalação. Agora, o usuário baixa um arquivo de 271 Kb. Mas não pense que fica por aí: da mesma forma que programas como o Internet Explorer e o Netscape, depois que o instalador é executado, ele começa a baixar os componentes da Internet, o que pode demorar dependendo da velocidade da sua conexão. A instalação propriamente dita ficou muito mais rápida e simplificada. Mas a maior surpresa do processo fica para o final: depois de converter a lista de contatos, ela é enviada para os servidores da empresa. Isso mesmo: no ICQ 2001, você não corre o risco de perder seus amigos e colegas quando o micro ou o próprio programa der pau. Era o maior defeito das versões anteriores.
Depois que o programa começa a operar, no entanto, você pode pensar: "ih! ocorreu algum problema". Na verdade, não ocorreu: é que a interface básica do ICQ 2001 continua exatamente igual, o que pode decepcionar num primeiro momento. As novidades irão aparecer somente quanto você começar a utilizar os recursos no programa. A janela para envio de mensagens, por exemplo, ganhou smilies (aquelas carinhas amarelas) e umas barrinhas coloridas e com palavras para você expressar emoções - fica claro que os recursos foram copiados do "concorrente" AOL Instant Messenger (que também pertence á AOL Time Warner).
Também na janela de mensagens, o ICQ 2001 revela outra grata surpresa: um corretor ortográfico , muito parecido com os de programas de correio eletrônico. E ao contrário da impressão inicial, o recurso pode ser determinado para funcionar no idioma português. O usuário ainda pode enviar mensagens simultaneamente por ICQ, por e-mail e para o celular, por meio de Short Message Service (SMS). A terceira opção, no entanto, ainda não funciona no Brasil.
A outra novidade foi feita para concorrer com serviços como o Napster e outros que possibilitam a troca de arquivos por meio da Internet. O recurso aparece bastante simplificado em relação aos "novos" concorrentes, e essa talvez seja a sua principal vantagem: basta um clique para visualizar a pasta disponibiliza pelos usuários da lista de contatos. Por outro lado, até o fechamento desta análise, não havíamos conseguido encontrar uma ferramenta de busca que permitisse vasculhar arquivos de todos os usuários do ICQ, ou pelo menos da lista de contatos.
O ICQ 2001 também teve aprimoradas as interfaces das janelas de gerenciamento de segurança e privacidade , e das White Pages (páginas brancas) , serviço no qual é possível localizar usuários por meio de informações pessoais.
Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software
|