Para quem gosta de ver um filme ou ouvir um som, o Tech Linux não decepciona. A distribuição vem com vários reprodutores de vÃdeos para vários formatos e com suporte a DVDs. Diversos tipos de áudio são suportados também. Para vÃtimas do acesso discado à Internet, o Tech Linux apresenta também suporte aos terrivelmente lentos Winmodens PCtel, Lucent e Smartlink.
A distribuição vem pronta para trabalhar com centenas de impressoras, com uma configuração bastante simples. Isso porque a distribuição traz integrado o Foomatic, um dos mais populares gerenciadores de impressão incluÃdos no Mandrake Linux, desenvolvido pelo dinamarquês que viveu no Brasil Till Kamppetek. O Samba-2.2.3 também possibilita montar um servidor de arquivos e impressão muito bom. O Gimp-1.2.3 é um excelente programa para quem precisa de um PhotoShop e não tem dinheiro para pagar por um. Já existe até o Gimp para Windows mas é no Linux que ele dá um show.
Se você trabalha ou quer aprender Java os pacotes jdk-1.2.2 e j2sdk-1.3.1 são uma boa. E embora não sejam as últimas versões, eles dão pro gasto. Além de tudo isso, o Tech Linux tem C, C++, Perl, PHP, Python, bibliotecas compatÃveis com o OpenGL (Mesa-3.4.2), ncurses-5.2-4 e muito mais. Enfim, um pequeno jardim das delÃcias para programadores. Para quem trabalha com bases de dados ele tem o PostgreSQL 7.1.3 e o MySQL-3.23.49, que são ótimos. Alguma alma boa lembrou de incluir os documentos de instalação e uso nessa versão.
No quesito segurança, o Tech Linux vem com duas versões de firewall. O ipchains-1.3.10 está pronto para o kernel 2.2 e o iptables-1.2.5 é para o kernel 2.4. Para um Telnet seguro, o openssh-3.1 é a pedida da vez. A configuração de rede local, compartilhamento de impressão e até do XWindows podem ser feitas por uma ferramenta, a Drakxtools-1.1.7. Netscape e Mozilla são alguns dos browsers incluÃdos, além de vários aplicativos de e-mail.
O Tech Linux vem até com ICQ. Para quem gosta do programinha de mensagens instantâneas, estão incluÃdas duas opções, o kxicq2-0.7.6 ou o licq-1.1.0.20020306. Até o usuário novato no mundo Linux terá uma facilidade extra com o Tech Linux. Para facilitar a migração do outro sistema operacional, o TechLinux tem o Blanes 2000 (blanes-1.0.2-7), que é uma interface gráfica baseada no QVWM japonês. Desenvolvida por brasileiros, o Blanes é muito semelhante ao Windows 2000. Dê uma olhada que você vai gostar.
Bem, como isso é uma resenha e não um manual, vou parando por aqui. O veredito é: se você esta começando com o Linux e não tem experiência o TechLinux 3 é uma boa escolha. Com ele você pode configurar desde uma máquina desktop para usuário final até servidores completos. Para usá-lo de uma forma simples é bom estudar a ferramenta de gerenciamento de pacotes da Red Hat (rpm). Não é muito difÃcil, no manual tem um resumo dos comandos do rpm.
O sistema operacional Tech Linux 3 custa R$ 130 na caixa com manual e R$ 80 apenas os CDs. A Tech Linux desenvolve ainda softwares para gerenciamento financeiro, controle de locadora de vÃdeo e contabilidade.
* Roberto Conti é especialista em Linux e topou heroicamente fazer uma série de resenhas sobre distribuições Linux brasileiras. Conti só se preocupa com a quantidade de testes que sua placa de vÃdeo pode aguentar.