Como se consegue que as pessoas comecem a pagar por coisas que antes recebiam de graça? As empresas de mÃdia na Internet enfrentam dificuldades com essa questão, e provavelmente continuarão a ter problemas quanto a esse assunto dentro de dois anos.
A Jupiter Research, empresa de pesquisas sobre a Internet, informou em relatório divulgado ontem que os consumidores gastarão US$ dois bilhões em conteúdo pago em 2003, 30% a mais que no ano passado, mas a publicidade online continua a ser a melhor maneira de fazer dinheiro para a maioria das companhias de mÃdia na Internet.
"Os consumidores estão lentamente abrindo as carteiras para obter conteúdo pago", disse David Card, diretor de pesquisa da Jupiter. "No entanto, pelo menos durante os próximos 18 a 24 meses, a maior parte das empresas de mÃdia online deve gerar entre 60% e 70% de sua receita com publicidade."
Os US$ dois bilhões em faturamento previstos para o conteúdo pago na Web este ano se dividem por cerca de uma dúzia de categorias, de notÃcias a esportes, passando por saúde e conteúdo adulto, o que torna difÃcil para qualquer empresa isolada obter uma fatia significativa desse montante, segundo a Jupiter.
Em conferência organizada pela Jupiter em Nova York, alguns executivos de mÃdia online disseram que avanços tecnológicos eram necessários antes que as pessoas se dispusessem a pagar mais por notÃcias online.