2.4. O que é um falso positivo?
O termo "falso positivo" é utilizado para designar uma situação em que um firewall ou IDS aponta uma atividade como sendo um ataque, quando na verdade esta atividade não é um ataque.
Um exemplo clássico de falso positivo ocorre no caso de usuários que costumam se conectar em servidores de IRC e que possuem um firewall pessoal. Atualmente boa parte dos servidores de IRC possui uma política de uso que define que um usuário, para se conectar em determinados servidores, não deve possuir em sua máquina pessoal nenhum software que atue como proxy2. Para verificar se um usuário tem algum software deste tipo, ao receberem uma solicitação de conexão por parte de um cliente, os servidores enviam para a máquina do cliente algumas conexões que checam pela existência destes programas. Se o usuário possuir um firewall é quase certo que estas conexões serão apontadas como um ataque.
Outro caso comum de falso positivo ocorre quando o firewall não está devidamente configurado e indica como ataques respostas a solicitações feitas pelo próprio usuário.
[2] A definição de proxy pode ser encontrada no Glossário desta Cartilha.
|