1.4. Para quem devo reclamar quando receber um Spam?
Deve-se reclamar de Spams para os responsáveis pela rede de onde partiu a mensagem. Se esta rede possuir uma política de uso aceitável, a pessoa que enviou o Spam pode receber as penalidades que nela estão previstas.
Muitas vezes, porém, é difícil conhecer a real origem do Spam. Os spammers costumam enviar suas mensagems através de máquinas mal configuradas, que permitem que terceiros as utilizem para enviar os e-mails. Se isto ocorrer, a reclamação para a rede de origem do Spam servirá para alertar os seus responsáveis dos problemas com suas máquinas.
Além de enviar uma reclamação para os responsáveis pela rede de onde saiu a mensagem, procure manter o e-mail mail-abuse@nic.br na cópia de reclamações de Spam. Deste modo o NBSO pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de Spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers.
Vale comentar que recomenda-se não responder a um Spam ou enviar um e-mail solicitando a remoção da lista. Geralmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.
Informações sobre como encontrar os responsáveis por uma rede são apresentadas na parte VI desta Cartilha: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede.
|