iPod faz a Apple querer virar Sony
Por Emerson Rezende Uma das maiores revoluções mercadológicas se desencadeou na Apple nos últimos anos. Depois da estrondosa performance de vendas do iPod durante o quarto perÃodo fiscal da Apple Computer - que terminou no dia 30 de setembro de 2004 - muitas coisas podem mudar na empresa da maçã. Afinal, boa parte do aumento dos lucros da Apple se devem à s vendas do iPod, juntamente com sua linha de equipamentos portáteis. Para se ter uma idéia, o MP3 player rendeu à firma de Steve Jobs a "bagatela" de US$537 milhões (mais de R$1,5 bilhão), ou seja, cerca de 23% do lucro total da empresa, superando suas linhas de produtos voltadas para os mercados educacionais e para o consumidor em geral - nesse caso, os microcomputadores MacIntosh. O número de iPods vendidos em 2004 - exatas 2.016.000 unidades - foi quase o cinco vezes mais do que foi vendido um ano antes. Já os Macs não venderam tanto esse ano: somente 836 mil unidades em todo o mundo. Agora, se somarmos todos os negócios relacionados ao iTunes Music Store da Apple, eles correspondem a 27% do faturamento da empresa, o que corresponde a um crescimento de 370% em relação a 2003. A empolgação dos diretores da Apple com seu "caçula" é tamanha que eles tiveram que ceder à tentação de "colar" pelo menos um de seus produtos à imagem bem sucedida do iPod. Foi o que aconteceu com o iMac G5: um micro que desfruta do já consagrado design da Apple, só que com uma forte tendência a ser um desktop que funciona como central de entretenimento e multimÃdia, ou seja, um iPod tamanho-famÃlia com um belo monitor LCD. A empresa credita esse forte desempenho a diversos fatores como o lançamento do iPod Mini, o lançamento da quarta geração do iPod, o aumento no número de canais de vendas para o produto e fato de terem conseguido mais fornecedores de componentes considerados crÃticos para a fabricação do aparelho. O resultado disso? A Apple domina nada menos do que 61% do mercado de tocadores portáteis de MP3, de acordo com a consultoria norte-americana NPD Group, além de ter tornado as marcas iPod e iTunes sinônimos de MP3 players e músicas "baixáveis" pela internet, respectivamente. E, ao que tudo indica, a internet se revelou outra "galinha dos ovos de ouro" para a Apple. Em 2004, o faturamento da empresa com produtos ligados à grande rede simplesmente dobrou: dos US$2,35 bilhões (R$5,72 bilhões) faturados nesse ano, US$106 milhões (R$303 milhões) vieram desse mercado, enquanto que em 2003, dos US$1,72 bilhões que faturou (R$2,86 bilhões), US$44 milhões (R$126 milhões) se originaram do mesmo lugar. Segundo Peter Oppenheimer, CFO da Apple, a expectativa da empresa é atingir até dezembro um faturamento de US$2,9 bilhões (R$5,72 bilhões).
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