por Emerson RezendeUm dos lançamentos mais controversos da história recente da informática pode ser uma fraude completa. Esse é o principal rumor que cerca o Cherry OS, o recém lançado software que custa somente US$50 (R$143) e com o qual é possível emular o sistema operacional Mac OS X em um PC com Windows.
Além de ainda não existir ninguém do ramo confirmando se o tal programa funciona mesmo, o seu autor, Arben Kryeziu, da empresa havaiana especializada em video stream Maui X-Stream, é acusado de ter roubado o código da fundação PearPC, criadora do software de mesmo nome e com o mesmo objetivo do seu clone havaiano.
Especialistas em todo o mundo andam levantando a sobrancelha sobre a viabilidade de tal software, além de estarem seriamente desconfiados
de o Cherry OS não se tratar de um golpe. Alguns acusam a companhia por estar fazendo propaganda enganosa sobre um produto fictício para atrair a atenção de todos para o seu serviço de streaming video baseado em Java.
Dave Schroeder, analista de sistemas sênior da universidade de Wisconsin, examinou uma cópia do pré-release do Cherry OS que foi baixado diretamente do site da Maui X-Stream. A conclusão é que esse software seria um PearPC com uma embalagem diferente. “Cheguei a comparar os nomes de várias funções e configurações em ambos os software e todos batem entre si”, disse Schroeder. “Realmente, eles estão usando muito do código que já existia no PearPC”.
Kryeziu admitiu que a sua empresa não soube administrar corretamente o lançamento do Cherry OS, pois considera que o software ainda não estava pronto e a demanda por ele estava muito subestimada. Ele jura de pés juntos que o software não contém uma linha de programação sequer do PearPC e que foi fruto exclusivamente de quatro meses de trabalho áduo no seu desenvolvimento. Mais: afirma categoricamente que o programa realmente funciona.