Estava apenas esperando a Apple lançar um programa como o iCal para, finalmente, começar a usar uma agenda de compromissos? Esperava justamente ele para dispensar o Entourage e adotar o Mail como seu cliente de email padrão? Queria um software simples, leve e solto, que se integra perfeitamente à Agenda do OS X? Ou, então, queria que eu parasse de enrolar e começasse de uma vez a ensinar como usar o iCal? Se você respondeu "sim" para qualquer dessas perguntas, então é hora de entender como funciona esse aplicativo da Apple, exclusivo e gratuito para quem usa o Jaguar.
Lista de calendários
Este campo mostra seus calendários. É possível ter diversas categorias de calendários, que serão diferenciadas por cores. Infelizmente, são só seis as cores disponíveis.
Informações do calendário/evento
Clique nesse botão para ver a janela de informações. Se nenhum evento estiver selecionado, você verá apenas o campo o nome do calendário e um menu para definir sua cor. Se quiser, pode descrever melhor o calendário no campo Description.
Essa janela é bem mais útil quando um evento é selecionado.
No campo Subject vai a descrição do compromisso. Se o evento ocupar o dia inteiro - como um aniversário, congressos ou contas a pagar -, marque a opção "All-day event". Com isso, o item aparecerá no topo dos calendários diários ou mensais ou numa caixa colorida no modo anual.
Nos campos abaixo, você define o dia de início do compromisso (From) e o de término (To), sendo que esse último só é habilitado se o evento for de dia inteiro. Os outros dois campos marcam os horários de início e término do compromisso.
O menu Calendar seleciona a categoria do calendário, e o Status define se o evento está pendente (Tentative), confirmado (Confirmed) ou cancelado (Cancelled). Deixe em None para ignorar isso.
O iCal pode avisá-lo com antecedência sobre seus compromissos. Marcando a opção "Display message", é possível definir com quantos minutos, horas ou dias de antecedência o iCal emitirá um lembrete.
Já a opção "Play sound" faz o mesmo, mas emite um som em vez de uma mensagem.
Clique na caixinha "Send email to me at" para especificar que um email seja enviado para você para avisar sobre a proximidade do evento. Para isso, você deve definir na Agenda (Address Book) do Mac OS X qual é o seu cartão, no menu Cartão > Este É o Meu Cartão (Card > This Is My Card). Logicamente, o cartão deve conter seu email. A mensagem é enviada a partir do Mail do OS X.
Clicando no botão "Set as Default", você pode determinar que seus ajustes sejam o padrão. Assim, você pode clicar em "Use Default" para, rapidamente, aplicar as configurações para um evento.
É bom lembrar que todas essas funções só funcionam se o iCal estiver aberto.
Na terceira seção, você define a repetição do compromisso. No primeiro menu, escolha se a periodicidade é diária (Daily), mensal (Monthly), anual (Yearly) ou Never para algo que não se repetirá. Se for diário, é necessário definir de quantos em quantos dias o evento se repetirá. Por exemplo: "Every 3 day(s)" significa de três em três dias. Se for semanal, siga o mesmo procedimento e defina o dia da semana - Monday é segunda-feira. Para mensal, selecione o dia do mês e, se anual, o mês. Abaixo, determine quando será o término do evento; nunca (Never), depois de X repetições (After X time(s)) ou numa data específica (On).
Quando quiser alterar um evento periódico, o iCal perguntará se você quer mudar apenas aquele compromisso ou a série inteira.
Se você quiser, é possível enviar emails convidando pessoas cadastradas na Agenda para o evento. Basta clicar no botão Mostrar Pessoas e arrastar quem quiser para a lista do iCal. Clique em Send Invitations para enviar os convites (a partir do Mail) ou Remove para remover alguém da lista. Seu contato receberá um email com o convite e poderá duplo-clicar no ícone anexo para aceitá-lo. Aceito o convite, você receberá uma mensagem de confirmação e a palavra Accepted (aceito) aparecerá ao lado do nome na lista.
A última seção é apenas para descrever melhor o compromisso ou fazer anotações.
Lista de tarefas
Você é daqueles que tem tanta coisa para fazer que precisa fazer uma lista com todos os afazeres para não se esquecer de nada? Então, use a lista de tarefas do iCal.
Para acrescentar itens à lista de tarefas ("To Do items"), duplo-clique nela e digite o que você precisa fazer. Crie quantas tarefas quiser e, à medida que elas forem sendo executadas, clique no quadrado ao lado para marcá-las. As tarefas também obedecem às cores dos calendários. Se quiser alterá-la, selecione o item segurando a tecla [Control] para
selecionar a categoria desejada.
Duplo-clicando sobre a tarefa, você vê uma janela com os detalhes, onde é possível determinar se ela foi completada (Completed) e a data limite (Due date). Também dá para especificar a prioridade como importante (Important), muito importante (Very important) ou nada importante (Not important), e a categoria de calendário (Calendar).
Preferências
Nas preferências (menu iCal > Preferences, atalho Command-Y), você pode personalizar o programa, determinando o número de dias ("Days per week") de seu calendário e em que dia as semanas se iniciam ("Start week on"). Também é possível especificar o horário em que o dia inicia ("Starts at") e termina ("Ends at"), e quantas horas você verá de cada vez ("Show X hours at time"). As tarefas em "To Do items" podem ser listadas por prioridade (priority), data limite (due date) ou resumo (summary). Marcando a primeira caixinha, as tarefas serão deletadas "X" dias depois de agendadas. A segunda esconde as tarefas com datas-limite fora do modo de visualização do calendário, e a última esconde as tarefas "X" dias depois de terem sido executadas.
Compartilhe calendários
Uma das funções mais bacanas do iCal é a possibilidade de publicar seus calendários na Internet para compartilhar com outras pessoas ou para seu próprio acesso remoto. É uma ótima ferramenta para organizar um trabalho em grupo, pois qualquer participante pode acessar o calendário, bastando ter um computador ligado à Internet para isso.
Para fazer isso, selecione um calendário e acesse o menu Calendar > Publish. Na janela que aparece, digite o nome do calendário em "Publish name". Se quiser que as mudanças no calendário sejam publicadas automaticamente, marque a opção "Publish changes automatically". Você também pode ativar as caixinhas que publicam a descrição e notas dos eventos ("subject and notes") e os alarmes (alarms) dos eventos, além da lista de tarefas ("To Do items").
Se você tem uma conta .Mac, selecione "Publish on .Mac". Vá ao painel Internet nas Preferências do Sistema (System Preferences) e, na aba .Mac, digite seu nome de membro e a senha, se ainda não tiver feito isso.
Caso você não tenha uma conta .Mac, não se preocupe, pois existem alternativas, como o iCal Exchange (www.icalx.com). Visite esse site, clique no link "Create" para criar uma conta e digite seu email e um nome de login e uma senha. Depois, você verá uma página que lista seus calendários (obviamente ainda não haverá nenhum) e os endereços para publicá-lo: https://icalx.com/private/<sua conta> e https://icalx.com/public/<sua conta>.
O primeiro é privado, ou seja, é necessário digitar o login e a senha para acessar o calendário. Já o segundo é público e sem burocracia.
Volte à janela Publish do iCal e selecione a opção "Publish on a web server". No campo URL, digite um desses links e, em baixo, o login e a senha da sua conta no iCal Exchange. Clique em Publish.
Se tudo der certo, você verá uma caixa de diálogo confirmando a publicação e fornecendo o endereço onde as outras pessoas poderão ver ("subscribe") o calendário.
Clicando no botão Send Mail, o Mail é aberto e já cria uma nova mensagem com o endereço certo para você avisar as pessoas interessadas. Tudo o que elas terão de fazer é, no iCal, selecionar o menu Calendar > Subscribe e digitar (ou copiar e colar) no campo "Calendar URL" o endereço fornecido.
Há também as opções de atualizar (Refresh) o calendário periodicamente (a cada quinze minutos, por exemplo), remover os alarmes ("Remove alarms") e remover as tarefas ("Remove To Do items").
Se o calendário for privado, será necessário acessar as opções avançadas (Advanced Options), marcar a caixa "Needs authentication" e digitar o login e a senha. Por fim, é só clicar em Subscribe.
Você também tem a opção de compartilhar o calendário como uma página na Internet, o que é bom para quem não usa o iCal. Como tanto o .Mac quanto o iCal Exchange já criam uma versão HTML dos calendários, é só checar qual é o endereço onde eles estão.
Márcio Nigro