Segredos do Sherlock

Por Márcio Nigro

Inquestionavelmente, uma das maiores inovações apresentadas pelo Mac OS 8.5 foi o genial Sherlock, que substituiu o Find File, oferecendo muito mais recursos do que simplesmente encontrar arquivos em seu HD. Com ele, é possível procurar por uma palavra ou um grupo de palavras contidas em determinado documento. Mas o melhor mesmo do Sherlock são suas capacidades de procurar por palavras-chave na Internet a partir de seu desktop. Em pouco tempo, o programa traz os resultados de múltiplos sites de busca, como AltaVista, Excite, Yahoo e muitos, muitos outros. No texto a seguir, vamos desvendar todos os mistérios do Sherlock.

Antes de mais nada, para realizar uma pesquisa na Web você necessita estar conectado à Internet, é claro. Depois de colocar seu Mac online, o resto fica muito fácil. Vá até o menu da maçã e selecione o ícone do Sherlock (ou dê [maçã][F]). Feito isso, clique na abinha Search the Internet (ou dê [maçã][H]), e você encontrará a seguinte janela: A busca na Internet funciona de modo bem simples:

1 No campo em branco, digite uma ou mais palavras-chave de seu interesse. Quando Steve Jobs apresentou o Sherlock pela primeira vez, ele afirmou que o aplicativo permite que você digite at&aecute; mesmo perguntas diretas, do tipo "Elvis Presley está vivo?". Jobs utilizou como exemplo em sua apresentação a frase "Why the sky is blue?" (por que o céu é azul?) para mostrar que o Sherlock seria bem-sucedido. Fizemos o mesmo teste aqui perguntando "Onde posso encontrar um iMac?". A pergunta feita em inglês até que deu bons resultados. Já em português, é melhor nem comentar. Na verdade, como funciona com várias ferramentas de busca, o Sherlock não utiliza operadores (comandos com and, or, palavras entre aspas e sinais de + ou travessão). Ele passa o texto digitado para os sites, que se incumbem de traduzi-lo conforme seus próprios mecanismos.

2 Logo abaixo desse campo, você encontrará uma lista de sites nos quais a pesquisa poderá ser realizada. Clique no quadradinho ao lado de cada ícone para selecionar ou desselecionar cada um. Se você não souber qual escolher, selecione apenas os sites tradicionais de busca, como AltaVista, Yahoo e HotBot.

3 Feito isso, clique em Search.

4 Após algum tempo, o Sherlock vai mostrar uma janela (Item Found) com o resultado da pesquisa. Ao lado de alguns itens vai aparecer uma barra colorida indicando a probabilidade de a página encontrada ter a informação desejada; quanto maior a barra, maiores as chances de achar o que você deseja.

5 Clicando sobre algum dos sites apresentados na janela Item Found, será mostrada, na parte inferior, uma área com o resumo do conteúdo da página. Se você achar que o site lhe interessa, duplo-clique seu ícone (ou clique no link apresentado em azul) e seu browser irá automaticamente para o endereço indicado.

A Internet em seu Mac

Mas isso é apenas o ponto de partida. Você pode customizar o Sherlock de várias maneiras para realizar pesquisas mais abrangentes. Isso porque qualquer site que tem uma máquina de busca pode ser adicionado ˆ lista de sites do Sherlock. Existem à solta na Web mais de 300 plug-ins desenvolvidos para o programa. Muitos deles podem ser encontrados no site da Apple, no Sherlock Internet Search Archive ou no Sherlock Collection. Se ainda assim você não conseguir encontrar o plug-in que deseja, tente ir ao próprio site e ver se não existe um disponível. Se você estiver disposto e se acha capaz de fazer seu próprio plug-in, dê uma checada no tutorial de Gord Lacy. ƒ preciso ter um certo conhecimento de HTML para isso. Para usar um plug-in de Sherlock você só precisa baixá-lo para seu Mac e depois arrastá-lo para o ícone do System Folder - ele será colocado automaticamente na pasta Internet Search Sites. Abra o Sherlock e o novo site adicionado já irá constar na lista. Para habilitá-lo, clique no quadradinho ao lado do ícone.

À medida que o número de plug-ins for crescendo, os usuários do Mac OS 8.5 poderão se irritar com o fato de a janela do Sherlock não ser dimensionável, possibilitando a visualização de apenas seis plug-ins ao mesmo tempo (quem está usando o Mac OS 8.6, que vem com o Sherlock 2.1, não terá esse problema). Para acabar com isso, baixe o patch gratuito Moriarty, que garante ao Sherlock uma janela dimensionável. O patch poderá não funcionar corretamente com o Mac OS 8.5. Nesse caso, baixe o SherlockWindowSize, que dimensiona a janela do Sherlock automaticamente de acordo com o número de plug-ins instalados.

Gerenciando os plug-ins

É bem provável que, no final das contas, você acabe com um monte de plug-ins. Porém, aconselhamos a não deixar todos habilitados ao mesmo tempo, pois a pesquisa vai demorar mais para terminar e a lista de resultados poderá trazer um monte de coisas inúteis. Se você for fazer uma pesquisa relacionada ao iMac, não faz sentido manter um plug-in relacionado a música ou a turismo, por exemplo.

Cedo ou tarde, você acabará percebendo que ficar habilitando e desabilitando plug-ins é uma tarefa chata, principalmente quando se tem muitos deles. O modo mais simples de facilitar esse processo é baixar programas gratuitos como o Baker Street Assistant (ex-Sherlock Assistant), da Casady & Greene, ou o No Shoot!, da Purple Software. Os dois programas funcionam de modo parecido com o Extensions Manager do Mac OS, possibilitando que você salve conjuntos (sets) de plug-ins do Sherlock do modo que preferir. Em nossos testes, o Baker Street se mostrou o mais estável dos dois. A Apple, aliás, deverá incluir esse tipo de recurso na próxima versão do Sherlock, que sairá junto com o Mac OS 8.7, em outubro.

Outros segredos Procurando bem, é possível encontrar outras funcionalidades interessantes que o Sherlock oferece. Por exemplo, se você quiser salvar uma lista de todas as URLs apresentadas na janela Item Found, basta pressionar as teclas [maçã][A] para selecionar tudo e então pressionar [maçã][C] para copiar as informações, que poderão ser inseridas em qualquer documento de texto a partir do comando [maçã][V]. O mesmo pode ser feito selecionando apenas alguns sites. Outra alternativa é arrastar alguns links da janela para o desktop. Isso irá criar um clipping de Internet contendo a URL do site. Depois, é só duplo-clicar o ícone para ir diretamente ˆ página.

Os critérios de pesquisa não precisam ser digitados diretamente no Sherlock. Você também pode realizar a busca a partir de algum texto em um documento que servirá como critério para a busca. Nos programas que suportam os menus contextuais do Mac OS, é possível selecionar determinado texto ou palavra e clicar sobre a seleção segurando a tecla [Control] para que surja o menu contextual. Selecione o item Search Internet e o Sherlock vai iniciar uma busca utilizando o texto iluminado como referência. Bem prático.

Você pode ainda usar o mesmo critério de busca repetidamente. Digamos que você consulte regularmente a Internet para encontrar todas as páginas relacionadas ao Michael Jordan e ˆ NBA, por exemplo. Uma vez que você realizou a pesquisa inicial, vá até o menu File do Sherlock e selecione Save Search Criteria. Escolha o lugar onde o arquivo será salvo. Agora, toda vez que você der dois cliques sobre ele, a busca será realizada com os mesmo critérios. Uma outra dica interessante é para mudar entre cada um dos modos de procura do Sherlock (Find File, Search By Content e Search Internet). Em vez de clicar nas abinhas, talvez seja mais conveniente usar os seguintes atalhos de teclado: [maçã][F]=Find File

[maçã][G]=Search by Content

[maçã][H]=Search Internet

Volta e meia você pode receber a mensagem "A Network Error Occurred" quando tenta fazer procuras na Internet. Isso pode acontecer se o seu Mac não estiver conectado ou se um dos plug-ins estiver defeituoso. Infelizmente, não há como saber qual deles é o problemático, apenas desligando todos e ir ligando um a um, fazendo buscas a cada plug-in ligado até encontrar o maldito. Obviamente, você pode descartar logo de cara os sites que responderam ˆ sua pesquisa. Esse erro pode ser causado também por um bug do Internet Config. Há uma "simpatia" para eliminá-lo:

1 Abra o painel Internet e escolha o User Mode Advanced.

2 Clique na abinha Advanced e depois no ícone Firewalls.

3 Selecione o quadradinho Web Proxy e dê [maçã][S] (Save Settings).

4 Desselecione o quadradinho Web Proxy e dê [maçã][S] (Save Settings). Segundo a Apple, essa mandinga reseta o kICUseHTTPProxy, seja lá o que quer que isso signifique, e elimina o problema. Saravá!

Conclusão

O Sherlock é, definitivamente, uma ferramenta essencial para todos os usuários de Mac conectados ˆ Internet. Afinal, para que se incomodar em ir até o site do AltaVista, Yahoo, Excite, Lycos e outros do gênero se você pode fazer a pesquisa em todos eles a partir de seu desktop?

Márcio Nigro

Usa o Sherlock para tentar se encontrar.

Índice de Matérias

Volta para a capa