A Malásia teve a ideia de pintar suas estradas com tintas fluorescentes para iluminá-las à noite; o problema era o preço
Para melhorar a visibilidade em áreas florestais sem iluminação artificial, a Malásia empreendeu um programa piloto para repintar faixas com tinta brilhante É 20 vezes mais caro do que a tinta convencional, então eles abandonaram o projeto
Para reduzir o índice de acidentes em rodovias, a Malásia desenvolveu um programa: repintar as faixas de certas estradas com uma tinta fotoluminescente.
Nem um ano se passou e parece que eles não continuarão pintando. O motivo? É muito caro, o que levantou a questão de... e eles não tinham pensado nisso antes?
Projeto piloto
Em meados de novembro de 2023, o governo da Malásia anunciou o lançamento de um programa piloto que visava destacar as faixas de certas estradas. Usando tinta fotoluminescente com capacidade de brilhar à noite. Aas autoridades comentaram que a iniciativa era adequada para áreas escuras que careciam de iluminação pública.
As faixas brilham por 10 horas e, em caso de chuva forte, também emitem um certo brilho que as ajuda a serem mais visíveis, permitindo que os motoristas não saiam de sua pista. As imagens não deixam dúvidas: parece muito melhor do que a faixa branca tradicional, também melhor do que os indicadores refletivos.
O projeto atraiu a atenção. Inicialmente, apenas 245 metros de estrada foram pintados em um cruzamento, com cerca de 490 metros de marcações rodoviárias, mas outros estados começaram a realizar seus próprios testes.
Quase 20 vezes mais caro
Os problemas surgiram praticamente desde o início. O Ministério das Obras da Malásia avisou que ficaria muito atento aos resultados do programa piloto e à capacidade de pintar em outras estradas, já que o preço da nova tinta poderia ser um problema.
Tanto que acabou sendo um inconveniente. O...
Matérias relacionadas
A Tesla recebeu um contrato de US$ 400 milhões do governo dos EUA, que teve que recuar