Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audi lança Q6 e-tron no Brasil

Primeiras unidades do SUV 100% elétrico chegam nas próximas semanas; modelo custa R$ 529.990, tem 411 quilômetros de autonomia e 387 cv

11 nov 2024 - 19h47
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Conheça detalhes sobre o mais novo lançamento da Audi, que chega para "revolucionar" o segmento de carros elétricos da categoria de automóveis premium

A Audi do Brasil anunciou nesta segunda (11) o lançamento do Audi Q6 e-tron, SUV 100% elétrico que representa a "visão da fabricante para a mobilidade elétrica premium do futuro".

O carro chega à rede de 42 lojas da marca nas próximas semanas por R$ 529.990 na modalidade venda direta, durante a pré-venda. São duas versões: Q6 e-tron Performance quattro (de R$ 529.990) e Q6 e-tron Performance Black quattro (R$ 569.990). O SUV também exibe, pela primeira vez, a nova linguagem visual de design da marca.

"O novo Q6 e-tron representa a nossa segunda geração de veículos elétricos, após o lançamento do e-tron em 2021. Ele oferece tecnologias inéditas que prometem revolucionar a dinâmica de condução eletrificada, autonomia ampliada para longas viagens e experiência digital imersiva aos ocupantes", diz Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.  

Os clientes do Q6 e-tron poderão utilizar um app exclusivo de iOS e Android e ainda terão direito de recarregar o carro gratuitamente - em todas as estações de recarga de 150 kW presentes nas lojas da marca - com um voucher que será entregue no momento da retirada do veículo.

Adicionalmente, o app integrará a rede de carregadores elétricos da marca instalados em shoppings, hotéis, prédios comerciais, supermercados e restaurantes, entre outros, bem como carregadores de seus parceiros - fomentando, segundo a marca, a mobilidade sustentável no território nacional. Motoristas com veículos de todas as fabricantes poderão acessar o aplicativo.

Como é o Audi Q6 e-tron

Externamente, o Audi Q6 e-tron traz a nova linguagem visual da marca, com linhas minimalistas, mais fluídas e orgânicas, vincos menos proeminentes e conjunto ótico mais afilado.

Além disso, usa o novo logotipo Audi Rings, com estética bidimensional e cores foscas. As inscrições com o nome, versão e motorização estão na tampa traseira e na coluna B.

Feito sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês) - a mesma que produz o Porsche Macan EV -, ele oferece arquitetura de 800 Volts, o que proporciona boa autonomia e alta performance de recarga, com picos de 270 kW em DC (carregador de carga rápida).

Nessa base de construção, o tamanho da bateria e a distância entre-eixos também são escaláveis. Isso permite fazer SUVs, peruas ou os sedãs acupezados que fazem parte do da gama de produtos da Audi.

O Q6 e-tron é um SUV de 4,77 m de comprimento, 2,20 m de largura (com os retrovisores), 1,69 m de altura e 2,89 m de entre-eixos.

Por dentro, o Q6 e-tron traz um conceito de cabine com foco nas necessidades dos usuários, combinando design tridimensional com arquitetura espacial - que oferece tecnologia, estética e sustentabilidade.

O console central tem dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de celulares. Como é característico dos EVs sem túnel central, há espaço extra para as pernas. O porta-malas tem 526 litros -  mas quando os bancos traseiros são rebatidos, o espaço sobe para 1.529 litros. Aliás, os assentos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô.

A cabine também traz o display panorâmico Audi MMI com tecnologia OLED e um extra para o passageiro dianteiro. As telas contam com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e o MMI touch de 14,5 polegadas. Para o carona dianteiro, há um display de 10,9 polegadas que tem modo de privacidade e permite que ele use as funcionalidades da tela sem distrair o motorista.

Por fim, o head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes ao motorista, como velocidade e ícones de assistência e navegação.

Para finalizar, vale dizer que o Q6 e-tron ainda oferece um sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D e máxima precisão acústica. De acordo com a marca, a música é ouvida exatamente como foi gravada. Um amplificador está no coração do Bang & Olufsen Premium Sound System - ele aciona 16 alto-falantes, que juntos têm 705 watts.

Quem move a fera

As duas versões do carro usam um conjunto de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh, que tem 387 cv e e 54,6 kgfm de torque. Esse conjunto permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 210 km/h (limitada).

Graças à tração integral quattro, ele ainda é capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno sem comprometer o conforto dos ocupantes - desde as valetas, lombadas e buracos até as rodovias e estradas de terra aos fins de semana. A autonomia total, segundo a Audi, é de 411 quilômetros, conforme medição do Inmetro.

Para otimizar o carregamento, o Q6 e-tron oferece acesso para recarga dos dois lados com abertura elétrica e um carregador de 11 kW com kit de cabos para uso residencial e industrial, além de um suporte de parede.

Equipamentos

Q6 e-tron Performance quattro

Os itens de tecnologia e segurança da versão de "entrada" incluem airbags dianteiros, laterais e traseiros e de cortina; Audi Drive Select; Assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de trafego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré; câmeras 360°; controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma; faróis full-LED matriciais com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas personalizáveis do DRL e lavador de farol; lanternas full LED, com setas dinâmicas e apresentação de luzes; park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro e um simulador de som externo chamado e-tron Sport.

Q6 e-tron Performance Black quattro 

Já a versão topo de linha oferece, além dos itens da versão Performance, acabamento das soleiras das portas com logo S em alumínio e iluminadas; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S; pacote de luzes ambiente Plus (interativas); pedaleiras em aço inoxidável e volante em couro perfurado, aplanado (cima e baixo), multifuncional com shift-paddles, aquecido e com inscrição "S".

Externamente, a versão Black tem para-choques esportivos que remetem ao modelos RS e-tron GT; capa do espelho retrovisor externo na cor preta; frisos decorativos das janelas na cor preto brilhante; e rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas com pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/40 R21 (traseiros). Na cabine, a versão oferece os já citados Head-Up display de realidade aumentada e sistema de som 3D.

Novo Audi Q6 e-tron
Novo Audi Q6 e-tron
Foto: Audi/Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade