Carro e apps de transporte superam a preferência por ônibus
O uso de serviços de transporte por aplicativo aumentou de 1% para 11,1% entre 2017 e 2024, gerando uma mudança significativa no comportamento de transporte dos brasileiros.
Um novo levantamento do Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) com o apoio da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) revela uma grande mudança no comportamento de transporte dos brasileiros: O uso de serviços de transporte por aplicativo aumentou de 1% em 2017 para 11,1% em 2024.
Cerca de 29,4% dos entrevistados deixaram de usar o ônibus completamente como meio de transporte, enquanto 27,5% relataram ter reduzido o uso.
Esse aumento é impulsionado pela busca por conveniência e segurança uma vez que oferecem uma alternativa atraente aos ônibus, com a possibilidade de um trajeto mais personalizado e menor exposição a condições adversas. Diante disso, essa mudança também traz à tona a necessidade urgente de garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos nesses serviços.
Pedro Inada, co-fundador do StopClub, explica que a crescente demanda por motoristas de app requer uma atenção especial para as condições de trabalho e as ferramentas que eles utilizam.
“A integração de tais ferramentas não só beneficia esses profissionais, mas também contribui para a melhoria geral da experiência de transporte para os usuários. A confiança nesse tipo de serviço está fortemente ligada à percepção de segurança e ao suporte adequado oferecido aos motoristas. Logo, é necessário que as plataformas e os reguladores colaborem para desenvolver e implementar soluções que garantam a proteção e o bem-estar dos trabalhadores,” diz.
À medida que a preferência por carros e aplicativos de transporte continua a crescer, a evolução das condições de trabalho e das ferramentas disponíveis para os motoristas será um fator decisivo para a sustentabilidade e a qualidade desse setor. A adaptação às novas necessidades dos usuários e a atenção às condições dos trabalhadores serão essenciais para garantir um futuro promissor para o transporte urbano no Brasil.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.