Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 carros da Jeep, Fiat, Ram, Peugeot e Citroën para 2022

Adiantamos 10 novidades que as marcas da supermontadora Stellantis preparam para o mercado brasileiro ainda este ano

10 mar 2022 - 07h30
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Citroën C3 será uma das novidades da Stellantis em 2022
Novo Citroën C3 será uma das novidades da Stellantis em 2022
Foto: Stellantis / Divulgação

O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes ainda em 2022. O grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e Jeep no Brasil – prepara uma série de lançamentos para este ano em diferentes segmentos. Líder de vendas em 2021, o grupo pretende lançar novidades nas categorias de hatches, sedãs, picapes e SUVs. Confira 10 novos carros da Stellantis que podem chegar ao Brasil em 2022.

Citroën C3

Com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2022. O novo hatch será produzido em Porto Real (RJ), e utiliza a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Sob o capô, o novo Citroën C3 deve trazer inicialmente o motor 1.0 Firefly de 71/75 cv (gasolina/etanol) e 91/95 Nm (g/e) do Fiat Argo nas versões de entrada e o 1.6 aspirado de 113/120 cv (g/e) oferecido no C4 Cactus nas opções topo de linha.

O novo Citroën será a principal ficha da reconstrução da marca francesa no Brasil, que atualmente conta apenas com o modelo C4 Cactus em seu portfólio, além da van Jumpy, que é um veículo comercial. Além do hatch, a montadora francesa também pretende lançar futuramente no Brasil um novo SUV compacto e um sedã, ambos derivados do novo C3. A expectativa da Stellantis é a de que a Citroën seja uma das 10 marcas mais vendidas do Brasil. 

Novo Citroën C3 chegará ao mercado ainda este ano
Novo Citroën C3 chegará ao mercado ainda este ano
Foto: Stellantis / Divulgação

Fiat Argo e Cronos CVT

Depois da Fiat Strada ganhar a opção de câmbio automático do tipo CVT, será a vez do hatch Argo e do sedã Cronos trazerem a nova opção de transmissão. Assim como na picape, o conjunto mecânico terá a mesma combinação que estreou no SUV Pulse, que traz motor 1.3 Firefly de 107 cv e 134 Nm associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas. Ambos devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano.

Além disso, o sedã Cronos deve ganhar ainda uma nova versão de entrada equipada com o motor 1.0 Firefly de 71/75 cv (g/e) e 91/95 Nm (g/e) do Fiat Argo. A nova opção será uma alternativa para substituir o finado Grand Siena, que saiu de linha no fim do ano passado. De acordo com o site Autos Segredos, as novas versões de Argo e Cronos também devem receber algumas mudanças pontuais no visual, sobretudo na grade frontal, faróis e para-choque dianteiro. 

Fiat Argo e Cronos vão ganhar câmbio automático do tipo CVT em 2022
Fiat Argo e Cronos vão ganhar câmbio automático do tipo CVT em 2022
Foto: Stellantis

Fiat Projeto 376

Previsto para estrear no segundo semestre deste ano, o Projeto 376 da Fiat será o segundo veículo da nova plataforma MLA (Modular Architecture), que estreou com o Pulse. O porte, no entanto, será maior, uma vez que o inédito SUV cupê será posicionado na categoria de SUVs (C-SUV). Ainda sem nome definido, o Fiat Projeto 376 terá visual inédito, com identidade diferente do Pulse. Já por dentro, o interior será parecido com o do SUV compacto, mas terá algumas diferenças para ficar mais refinado.

Já flagrado em testes no Brasil, o novo SUV da Fiat deve trazer o motor 1.3 turbo de 185 cv da picape Toro nas versões topo de linha. Para as versões de entrada, é provável que o novo SUV seja equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv que estreou no Fiat Pulse. Em relação à transmissão, o novo modelo deve contar com o câmbio automático de 6 marchas e um automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Projeção do futuro SUV cupê da Fiat feita por Kleber Silva
Projeção do futuro SUV cupê da Fiat feita por Kleber Silva
Foto: Kleber Silva / Projeção KDesign

Fiat Pulse Abarth

Principal lançamento da Fiat em 2021, o Pulse terá novidades importantes em 2022. A montadora italiana prepara uma versão esportiva Abarth para o modelo, que terá como grande destaque o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm que equipa o Jeep Compass e a picape Fiat Toro. Repetindo o conjunto mecânico já utilizado nos demais modelos com esse motor, o câmbio será um automático de 6 marchas.

O futuro Pulse Abarth também será o primeiro carro da divisão esportiva criado no Brasil. Por fora, a inédita versão terá detalhes esportivos, com destaque para o logo da divisão esportiva Abarth. Por dentro, são esperadas mudanças nos materiais de acabamento e em revestimentos do interior. Detalhes como a direção e a suspensão também devem ganhar ajustes próprios para oferecer um comportamento mais esportivo ao SUV. 

Fiat Pulse Abarth na visão de Kleber Silva
Fiat Pulse Abarth na visão de Kleber Silva
Foto: Kleber Silva / KDesign

Jeep Compass híbrido

Após ganhar uma reestilização em 2021, o Jeep Compass ganhará outra novidade este ano. A montadora americana pretende lançar uma versão híbrida do SUV no Brasil. Previsto para 2020, o Jeep Compass 4xe foi adiado para este ano por conta da pandemia de Covid-19 e pela crise dos semicondutores. Sob o capô, o Compass 4xe conta com dois motores, que oferecem potência combinada de 240 cv.

Um deles é o 1.3 turbo de 180 cv e 270 Nm do Compass nacional, mas somente a gasolina. Ele fornece tração para as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico de 60 cv e 250 Nm traciona as rodas traseiras. Com alcance elétrico de até até 50 km, o novo Jeep Compass 4xe chegará ao país no segundo trimestre do ano, inicialmente importado da Itália. Os preços devem ficar em torno de R$ 400 mil, de acordo com o jornalista Jorge Moraes.

Jeep Compass 4xe pode chegar ao país por R$ 400 mil
Jeep Compass 4xe pode chegar ao país por R$ 400 mil
Foto: Divulgação

Jeep Gladiator

Derivada do Jeep Wrangler, a picape Gladiator já foi confirmada para o Brasil. Entretanto, fatores como a pandemia, a alta do dólar e a crise dos semicondutores adiaram a vinda da picape até agora. Com visual robusto e diferentão, a Jeep Gladiator seria um ótimo carro de imagem para a Stellantis no Brasil. Já flagrada em testes no país, a nova picape pode chegar ao país em ainda 2022, importada dos EUA.

Já oferecida na Argentina, a picape Jeep Gladiator deve chegar ao Brasil na versão Rubicon, com um motor V6 3.6 a gasolina de 285 cv associado a um câmbio automático de 8 marchas, sempre com tração 4x4 com reduzida. Com porte maior do que as atuais picapes médias, a Jeep Gladiator deve ser vendida com preços em torno de R$ 400 mil.

Jeep Gladiator pode chegar ao Brasil ainda em 2022
Jeep Gladiator pode chegar ao Brasil ainda em 2022
Foto: Divulgação

Peugeot 208

Outro lançamento do grupo Stellantis aguardado para 2022 é o Peugeot 208 1.0 turbo. O hatch da montadora francesa finalmente trocará o motor 1.6 flex aspirado de 113/120 cv (gasolina/etanol) de potência e 151/153 Nm (g/e) de torque pelo 1.0 turbo que estreou no Fiat Pulse. O novo motor turbo flex oferece 125/130 cv de potência e 200 Nm de torque, e deve equipar as versões topo de linha do hatch produzido na Argentina. 

Já para as versões de entrada, o novo motor será o 1.3 Firefly aspirado 98/107 cv de potência (g/e) e 129/134 Nm de torque (g/e) que já equipa uma série de modelos da Fiat. Assim como na picape Strada, o Peugeot 208 também deve oferecer opções de câmbio manual de 5 marchas ou um câmbio automático do tipo CVT. Lançado no Brasil em 2020, o Peugeot 208 não deve receber mudanças estéticas, mas pode ganhar novidades na lista de equipamentos.

Peugeot 208 vai ganhar os motores 1.3 e 1.0 turbo do Fiat Pulse
Peugeot 208 vai ganhar os motores 1.3 e 1.0 turbo do Fiat Pulse
Foto: Stellantis

Peugeot Landtrek

Inicialmente prevista para estrear em 2021, a Peugeot Landtrek deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a picape média da Peugeot será produzida no Uruguai pela Nordex, o que livra o modelo das taxas de importação para mercados fora do Mercosul e México. A Peugeot Landtrek será concorrente da Toyota Hilux e Chevrolet S10.

De acordo com o site Autos Segredos, a Landtrek vendida no Brasil deve contar com um motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 400 Nm de torque sob o capô. Ele será sempre associado a um câmbio automático de 6 marchas. Com tração nas quatro rodas, a nova picape média da Stellantis deve ser vendida em versão única com um pacote recheado de equipamentos. A ideia é que a Peugeot Landtrek possa ajudar a marca francesa a crescer em vendas no Brasil e na Argentina, sobretudo no aquecido segmento de picapes.

Peugeot Landtrek vem para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S10
Peugeot Landtrek vem para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S10
Foto: PSA / Divulgação

Ram 3500

A Ram 3500 será a terceira picape da marca no Brasil. A chegada da picape grande ao país foi confirmada pela marca em janeiro. O modelo 3500 colocará a Ram deixará a marca ainda mais forte no segmento da Ram 2500, devido ao PBT (peso bruto total) superior a 3,5 toneladas. Ela será o modelo topo de linha da Ram no país, sendo posicionada acima das picapes grandes Ram 1500 e Ram 2500. 

Equipada com motor Cummins turbo diesel de 377 cv de potência e 1.150 Nm de torque (12 cv e 65 Nm a mais do que na Ram 2500), a nova picape poderá carregar 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg, números inigualáveis no Brasil. Na comparação com a 2500, a Ram 3500 terá 664 kg e 1.160 kg a mais nas capacidades de carga e reboque, respectivamente. A nova picape deve chegar ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre deste ano.

Ram 3500 HD será a maior picape vendida no Brasil
Ram 3500 HD será a maior picape vendida no Brasil
Foto: Stellantis
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade