10 carros fora de linha que ainda valorizam; Picasso é campeão
Você acha que carro fora de linha desvaloriza muito? Pesquisa Mobiauto mostra o contrário! Veja nesta reportagem 10 modelos que surpreendem
Comprar carro fora de linha é roubada? Segundo a Mobiauto, nem sempre. A Mobiauto já havia feito um levantamento em 2023 que apontava o contrário e trazia boas notícias aos donos de carros descontinuados, mostrando que as perdas nas cotações eram bem aceitáveis. Mas o que dizer de carros que pertencem a segmentos que desapareceram? Parece muito pior do que um carro fora de produção.
Isso se traduz em um “segmento rejeitado pelos novos compradores”, não? A interrupção de oferta de modelos de uma certa categoria – como a dos station wagons, por exemplo – mostra, claramente, o desinteresse do consumidor brasileiro pelo tipo de carroceria em questão, certo? Não de novo.
Peruas (station wagons), minivans (ou monovolumes) e hatchbacks médios são segmentos que sumiram das prateleiras dos concessionários de veículos zero km. Há raras exceções, mas a verdade é que não se produz mais nenhum modelo dos segmentos mencionados acima com volumes significativos de vendas.
Para provar, a Mobiauto calculou as cotações de preços de vários exemplares dessas três categorias. Inicialmente os valores médios entre janeiro e maio de 2023 e, posteriormente, comparou-os ao mesmo período deste ano, extraindo sua variação.
Na média, esses carros perderam somente 5,21% no último ano. Em outro levantamento recente, a Mobiauto apurou que, na média de todo o mercado de seminovos, a depreciação de um ano para cá foi de 9,48%. Na prática, isso quer dizer que os “fora de linha” perderam muito menos do que os seminovos.
Foram pesquisados 27 veículos desses três segmentos, com anos/modelos que variaram entre 2013 e 2023, compondo um levantamento total de 91 carros apurados. Como critério, os analistas da Mobiauto só consideraram veículos com número expressivo de anúncios, tanto no primeiro período como no ano seguinte.
O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou o trabalho, acredita que o estudo da empresa esteja derrubando uma daquelas regras que indicavam que carros fora de linha tivessem desvalorizações acentuadas.
“Entendo que esse fenômeno era herança dos anos 80, quando o mercado era composto por somente quatro montadoras e, sim, um carro fora de linha perdia mais preço que os demais”, disse Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto. “Hoje, com dezenas de marcas e algumas centenas de modelos diferentes, os veículos descontinuados possuem clientela fiel, tanto que seguram preços com naturalidade.”
De um total de 91 modelos avaliados, 12 obtiveram o êxito de anotar valorização de um ano para cá. O Citroën C4 Picasso 2018 foi o campeão, com 8,39% de alta nos preços. Veja abaixo a lista dos mais valorizados.
“Por que uma valorização tão acentuada neste modelo? Simples: ele tem somente seis anos de uso, um custo final acessível, ao redor de 100 mil reais, versus um padrão excepcional de acabamento para o valor em si”, comenta Saint Clair.