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1.200 km com o Jeep Commander: veja os pontos altos e baixos

Nossa repórter fez uma viagem do litoral de São Paulo ao interior do Paraná com o SUV de grande porte mais vendido do Brasil

25 mar 2023 - 12h37
(atualizado às 15h04)
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Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O Jeep Commander é um SUV exagerado no tamanho: é o maior modelo fabricado no Brasil pela marca americana e pode ser configurado para 7 pessoas, com redução do impressionante porta-malas de 661 litros para 233 litros. O modelo que usamos nesta viagem tinha tração 4x2, dianteira, e motor turbo flex com câmbio automático de 6 marchas.

O Commander impressiona pelo porte. Confesso que estou mais acostumada com carros menores, como o Compass, da própria Jeep. Por isso, no início estranhei um pouco. Como é um carro grande, que mede 4,77 m (+36,5 cm em relação ao Compass), ele surpreendeu ao entrar em garagens estreitas. As rodas esterçam mais do que as da picape Fiat Toro.

Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O Jeep Commander também é um carro bem alto, com 21 cm de altura mínima do solo e o teto com 1,68 m do chão. Por isso, ele rola mais nas curvas do que o Compass. A inclinação é normal, pois seu centro de gravidade é mais alto. Por isso, é importante ter mais atenção em algumas curvas fechadas.

O desempenho é muito bom. O motor responde bem. Rodamos nesta viagem com somente etanol, que permite chegar a 185 cavalos de potência. Com gasolina, a potência máxima cai para 180 cv. Como o carro não estava muito carregado, deu para desenvolver boa velocidade. Até porque o torque de 270 Nm é muito bom e surge abaixo de 2.000 rotações do motor.

Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

A multimídia é excelente, como em todos os carros da Jeep. Mas o quadro de instrumentos não traz o alcance visível. Isso incomoda em viagens longas, especialmente em estradas com poucos postos de combustível. Para ver o alcance no painel digital é preciso mudar a tela. Poderia deixar nessa opção de tela, mas nesse caso os demais números (velocidade e conta-giros) ficam muito pequenos.

Gosto de dirigir olhando sempre para o conta-giros para manter uma condução econômica. Fiz a viagem inteira com etanol porque a gasolina estava muito cara no Paraná. Consegui fazer 8,9 km/l na estrada, número melhor do que o oficial do Inmetro, que é de 8,3 km/l. Na cidade consegui menos: 6,4 km/l contra 6,9 indicado pelo Inmetro.

Em termos de conforto o Jeep Commander realmente agrada. Há controle total do ar-condicionado, por exemplo, para quem viaja atrás, e um incrível teto solar elétrico. A suspensão também é bem macia, mas isso, somado ao porte e à altura do SUV, exige uma condução mais cuidadosa. O Commander não é um carro para “apostar corrida” e sim para curtir a viagem.

O nível de acabamento dos bancos, do painel e dos detalhes é muito bom. A “perfumaria” é excelente. Um item muito importante é o espaço embaixo do assento dianteiro, que permite esconder uma bolsa, por exemplo. Não é à toa que o Jeep Commander já teve mais de 40 mil unidades fabricadas desde o seu lançamento, em 2021. Ele também conquistou o Prêmio Trend Car 2022 na categoria SUV.

Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Mas alguns pontos podem melhorar, deixando o Jeep Commander ainda melhor. Um deles, já citado, é a informação do alcance na tela principal do painel digital. Até porque a configuração é bem difícil. Outro item é o local onde fica o botão que fecha o porta-malas. Demorei para descobrir que fica na lateral do carro e não na própria tampa, como é comum.

Em termos visuais, o Commander agrada principalmente quando visto de frente. Olhando o carro inteiro, o Jeep Compass ainda é mais bonito.

Para quem pensa em trocar um Compass por um Commander, indico caso o consumidor tenha realmente necessidade de carregar 5 pessoas nos bancos de trás ou se costuma carregar muita bagagem em viagens. O Commander é mais racional do que emocional, por isso vale a pena analisar se a pessoa realmente precisa de um carrão como este.

Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Ficha Técnica

Modelo: Jeep Commander Limited T270

Motor: 1.3 turbo flex

Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm (g/e)

Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (g/e)

Câmbio: 6 marchas automático

Tração: 4x2 dianteira

Comprimento: 4,769 m

Largura: 1,859 m

Altura: 1,682 m

Entre-eixos: 2,794 m

Vão livre: 209 mm

Porta-malas: 661 litros (5 lugares) ou 233 litros (7 lugares)

Tanque: 61 litros

Peso: 1.685 kg

Suspensão: independente (4 rodas)

Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)

Direção: elétrica

Km/l na cidade: 9,8 (g) e 6,9 (e)

Km/l na estrada: 11,8 (g) e 8,3 (e)

Emissão de CO2: 127 g/km

Jeep Commander Limited T270
Jeep Commander Limited T270
Foto: Cris Prado / Guia do Carro
Guia do Carro
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