1.200 km com o Mercedes GLE 450d, a perfeição movida a diesel
Rodamos uma semana na cidade e principalmente na estrada com o novo SUV a diesel da Mercedes-Benz, que custa R$ 729.900
O novo Mercedes GLE 450d é a perfeição em silhueta SUV com motor a diesel. Mas, “perfeito” e “a diesel”? Sim. Deixemos a discussão sobre o combustível para o final desta matéria, pois estamos falando de um carro que merece ser conhecido e analisado, pelo tanto que entrega em conforto e desempenho.
O novo SUV a diesel da Mercedes-Benz custa R$ 729.900 e, evidentemente, é um carro bastante exclusivo. O Mercedes GLE não é exagerado como o Mercedes GLS e não é racional como o Mercedes GLC. Ele tem o porte certo para impor respeito sem chocar o distinto público e pode ser configurado para 5 ou 7 pessoas.
Com 5 pessoas a bordo, o porta-malas tem 630 litros de capacidade. E foi assim que partimos rumo a uma viagem 1.200 km (São Paulo-Londrina-São Paulo), com o SUV carregando cerca de 500 kg (seria possível carregar até 780 kg). Com o GLE cheio, agradeci o fato de os pneus serem “borrachudos”, de perfil médio (275/50 R20). Ele não tem estepe.
Partindo do Guarujá, subimos a Serra do Mar pela Via Anchieta, contornamos São Paulo pelo Rodoanel, percorremos os 315 km da Rodovia Castello Branco, depois passamos por Ourinhos e percorremos o trecho do Paraná pela BR-369, que tem muitos quilômetros de pista simples, até chegar a Londrina.
Muitos foram os elogios para o conforto. Mesmo com três pessoas atrás, sendo dois idosos com mais de 80 anos, ninguém se cansou nos 700 km de ida. Fizemos três paradas: uma para um café, uma para o almoço e outra para mais um cafezinho. Em nenhum momento cogitamos abastecer.
Na volta também fizemos três paradas, porém com apenas 4 pessoas a bordo e um pouco menos de bagagem. O ritmo da volta foi diferente, com mais velocidade e, portanto, com maior consumo de combustível.
Pegamos chuva e mesmo nela o GLE é muito confiável e tem ótima visibilidade. O sistema de tração 4Matic trabalha para deixar o carro sempre estável e tracionando as rodas dianteiras e traseiras de acordo com o piso e a velocidade, por meio de sensores.
O tanque de 85 litros permite um alcance oficial (PBEV) de 1.156 km na estrada. Isso fazendo 13,6 km/l de diesel. Na ida, fizemos 12,8 km/l de média; na volta, andando mais rápido, fizemos 11,4 km/l. O alcance real, portanto, fica entre 969 e 1.088 km.
O Mercedes GLE 450d pode ser elevado ou rebaixado, em relação ao solo, por meio de um simples botão no console central. A suspensão é independente nas quatro rodas, com braços sobrepostos e molas pneumáticas. Esse conjunto, somado aos pneus, torna o rodar muito confortável, mesmo em pisos ruins.
Além disso, é possível escolher entre os modos Eco, Comfort, Sport e Off-Road. Rodamos a maior parte do tempo no modo Eco, para economizar combustível mesmo, pois não havia pressa e o desempenho estava bom. Se for preciso pisar fundo – sempre é, para ultrapassar nas estradas de pista simples do Paraná –, o GLE 450d responde rapidamente. Ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos.
As retomadas de velocidades são fortes o suficiente para provocar exclamação de passageiros idosos, mas não é nada que entusiasme quem está acostumado a acelerar carros mais leves e mais potentes (o GLE 450d pesa 2.405 kg). O motor 6 cilindros 3.0 tem 367 cv a 4.000 rpm e 750 Nm de torque a 1.350 rpm.
O ótimo torque em baixa e a transmissão automática de 9 marchas permitem ao GLE 450d rodar a 120 km/h constantes, carregado, com o ponteiro do conta-giros a cerca de 1.800 rpm. O motor é bastante silencioso e nem parece ser a diesel.
São 37 cavalos a mais do que havia no GLE 450d anterior. Segundo a Mercedes-Benz, 20 cv dessa potência vêm do sistema micro-híbrido MHEV, com arquitetura de 48V. O sistema micro-híbrido ajuda o motor a combustão e isso, além de melhorar a potência, reduz o consumo de combustível e a emissão de CO2.
Porém, estamos falando de um SUV a diesel com muita potência e que pesa 2,4 toneladas, por isso o nível de emissão ainda é muito alto e não aparece na tabela do PBEV. Segundo a Mercedes-Benz, são 165 g/km de CO2. Pelo padrão Euro 6d são 197 g/km.
O Mercedes GLE 450d tem muitos equipamentos de luxo (veja abaixo a lista completa). Uma das novidades que agradou foi a função "capô transparente". Com o programa de condução off-road ativado, a tela do console central mostra uma visão virtual sob a parte dianteira do veículo – ajudando a tornar isso visivelmente mais fácil em terrenos íngremes.
Essa visão é obtida por meio das imagens geradas pela câmera 360°. O "capô transparente" nos livrou de algumas enrascadas, pois o carro é grande e algumas vagas são muito estreitas ou curtas.
Porém, uma dificuldade grande foi o diâmetro de giro, dificultando bastante as manobras nos locais apertados. Chegou a me lembrar o Fiat Toro, que também tem essa característica. O Mercedes GLE SUV mede 4.924 mm de comprimento, 2.157 mm de largura e 1.797 mm de altura.
Vale a pena pagar R$ 729.900 num SUV a diesel? Neste, vale. Afinal, estamos falando de consumidores para quem este valor será consumido em algum carro – se não no GLE, certamente em outro. O Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic é maravilhoso em conforto e dinâmica. Mas, e isso é sério, o comprador precisa fechar os olhos para a alta emissão de carbono de seu motor a diesel.
Principais equipamentos de série
Acabamento interno em alumínio
Ar-condicionado Thermotronic de 4 zonas
Iluminação ambiente de 64 cores
Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento Parktronic
Alarme Antifurto e Proteção Urban Guard
Sistema Keyless-Go para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
MBUX
Ativação por voz “Hey Mercedes”
Duas telas de 12,3”
Carregamento sem fio para aparelhos celulares
Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Widescreen Cockpit
Burmester® Surround Sound System (13 alto-falantes e 590W de potência)
Sistema de Navegação
Head-Up display
Realidade aumentada
Sistemas de direção semiautônoma
Assistente Ativo de Distância Distronic
Assistente Ativo de Frenagem
Assistente Ativo de Manutenção de faixa
Assistente Ativo de Ponto Cego
Proteção de Pedestres
Suporte para manobras evasivas
Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
Teto solar panorâmico
Faróis Full LED com faróis altos adaptativos
Terceira fila de assentos (exclusivo na versão SUV)